No primeiro Gre-Nal da história com torcida única, o Internacional vai encarar o arquirrival Grêmio às 19 horas deste sábado, 6, no Beira-Rio, pela 30ª rodada do Brasileirão. Os times têm situações opostas na tabela de classificação. O Colorado tem a chance de retomar a briga pelo G-6 e afundar o rival de vez na tabela, rumo ao rebaixamento. O Tricolor aposta todas as suas fichas no clássico para se recuperar na reta final do torneio e evitar a terceira queda para a Série B.
O Gre-Nal 434 se tornou histórico dias antes de a bola rolar, em Porto Alegre. O clássico gaúcho terá torcida única pela primeira vez na história. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou liminar determinando que o Grêmio jogue com portões fechados e não receba ingressos em partidas como visitante. A decisão foi consequência da invasão protagonizada por torcedores gremistas no último domingo, na derrota para o Palmeiras, na sua Arena.
A decisão pela torcida única acontece oito anos depois de as autoridades gaúchas tentarem o expediente num clássico válido pelo Brasileirão de 2013. Na ocasião, a Brigada Militar pediu a torcida única ao Ministério Público também por causa de episódios de violência da torcida gremista, em jogo contra o Fluminense, na rodada anterior. Os presidentes dos clubes acabaram dissuadindo as autoridades da decisão, que desta vez se tornou inevitável, por determinação do STJD.
Publicidade
Do lado do Inter, que lidera o histórico do Gre-Nal, com 157 vitórias (contra 138 do Grêmio), a situação é mais tranquila, apesar da sequência de quatro jogos sem triunfos. A série negativa fez o time de Diego Aguirre sair da zona de classificação para a Libertadores. Mas recuperar a vaga no G-6 talvez fique em segundo plano nas motivações do Inter.
Elenco e comissão técnica sabem que uma vitória deixará o rival em situação muito complicada para escapar da queda. “Sei o que são os Gre-Nais. Tive a sorte de estar muito tempo atrás como jogador em um Gre-Nal histórico. Também como treinador, em 2015, lembro de um Gre-Nal muito bom, que ganhamos no Beira-Rio. Tenho boas lembranças e sei o significado que tem para a torcida. Não tem jogo igual”, diz Aguirre.
O volante Rodrigo Dourado e o meia Patrick voltam à equipe após cumprirem suspensão. Taison, poupado contra o São Paulo, e Yuri Alberto, cortado daquele jogo por um desconforto no tornozelo, também devem ser titulares. A dúvida está na lateral esquerda. Moisés sofreu lesão muscular na coxa esquerda, mas foi relacionado. Se não tiver condições, Paulo Victor vai a campo. Daniel ainda se recupera de uma fissura na costela e Lomba permanece no gol.
Publicidade
Com torcida única, o Grêmio terá que enfrentar, além do arquirrival, 25 mil torcedores colorados neste sábado. Em situação dramática, o time tricolor vem de três derrotas consecutivas no Brasileirão. Está no 19o e penúltimo lugar da tabela, com 26 pontos. São sete pontos de desvantagem em comparação com o Bahia, primeira equipe fora da zona da degola.
Um tropeço no clássico deve derrubar de vez o moral do time comandado pelo técnico Vagner Mancini. Pelos cálculos da diretoria, o Grêmio precisa vencer seis dos dez jogos restantes para chegar aos 44 pontos e evitar o cada vez mais provável rebaixamento. Para o clássico deste sábado, o treinador não deve fazer surpresas. Na zaga, Kannemann retorna de suspensão na vaga de Ruan. A dúvida fica no meio-campo. Mancini pode manter o esquema com três volantes ou escalar o colombiano Campaz no lugar de Villasanti.
“Desde a entrada do Mancini a gente teve uma postura que melhorou, mudou bastante. A gente vem perdendo alguns jogos nos detalhes, onde acredito que não possa acontecer. Mas amanhã [sábado] é um dos jogos mais importantes do ano para nós, por se tratar da situação que a gente vive, um Gre-Nal, uma situação que pode reverter muita coisa para a gente”, salientou o atacante Douglas Costa. Apesar da derrota de 2 a 1 para o líder Atlético-MG, na última quarta-feira, em Belo Horizonte, o Tricolor teve uma boa apresentação. “Amanhã realmente será um dos jogos mais cruciais do nosso ano”, reiterou o camisa 10, em entrevista para a Grêmio TV.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2021 – 30ª RODADA
INTERNACIONAL x GRÊMIO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: 06/11/2021, sábado
Horário: 19 horas
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)
Publicidade
Rádio: Gazeta FM 107.9
Portal Gaz: Minuto a Minuto com Guilherme Athayde
TV: Sportv e Premiere
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Saravia, Bruno Méndez, Víctor Cuesta e Moisés ou Paulo Victor; Rodrigo Dourado, Lindoso, Edenilson, Taison e Patrick; Yuri Alberto
Técnico: Diego Aguirre
GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Rafinha, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Thiago Santos, Lucas Silva e Villasanti ou Campaz; Douglas Costa, Ferreira e Borja
Técnico: Vagner Mancini
Publicidade
This website uses cookies.