Normalmente, o Gre-Nal costuma ser uma partida muito disputada, decidida nos detalhes. Mas não foi o que se viu neste domingo, 9, na Arena. No clássico 407, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio goleou o Inter por 5 a 0 e levou à loucura os mais de 46 mil torcedores que foram apoiar a equipe de Roger. Após ver Douglas desperdiçar um pênalti nos minutos iniciais, Giuliano e Luan abriram placar, fazendo 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Já na segunda etapa, mais uma vez Luan, Fernandinho e Réver (contra) completaram a goleada. Com o resultado, o Grêmio passa à terceira colocação, com 30 pontos. Já o Inter cai para a 12ª posição, com 21.
O técnico Roger Machado manteve a escalação dos últimos jogos, exceto por Walace, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, colocou Edinho. As boas notícias foram os retornos do goleiro Marcelo Grohe, que tratou uma distensão muscular no peitoral e do meia Giuliano, recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda. O lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, também recuperado, começou como titular, ainda que tenha ficado um mês sem atuar.
Pelo lado Colorado, o momento é delicado. O treinador Aguirre foi demitido três dias antes do Gre-Nal e Juan chegou a conceder uma entrevista, revelanod que os jogadores estão com salários atrasados. Para completar, D’Alessandro, capitão e referência na equipe, virou desfalque durante a semana, com dores no quadril. Aránguiz, tratando pubalgia e em negociação para sair do clube, também ficou de fora da partida. Alex era cotado para substituir o argentino, mas o técnico interino, Odair Hellmann, optou por colocar Wellington no meio-campo.
Publicidade
Na próxima rodada, o Grêmio tem um desafio difícil: vai até Belo Horizonte, onde enfrenta o líder Atlético-MG, na quinta-feira, 13, às 21 horas. Já o Inter busca a reabilitação no campeonato na quarta-feira, 12, contra o Fluminense, no Beira-Rio.
Foto: Lucas Uebel
Publicidade
Superioridade gremista
O Grêmio começou a partida com a postura que se espera dos donos da casa: tomando a iniciativa do jogo. Aos quatro minutos, Giuliano recebeu, foi até a linha de fundo pela direita e cruzou na área. Luan se antecipou a Juan e finalizou, mas a bola acabou indo para fora. A jogada de perigo nos minutos iniciais empolgou a torcida e deu ânimo aos jogadores, que tiveram outras três oportunidades para marcar antes do 20 minutos. Aos oito, Douglas dominou no meio e lançou para Pedro Rocha, na esquerda. Ele tentou um chute de pé direito, mas acabou indo fraco e Alisson defendeu sem dificuldades. O Grêmio ainda desperdiçou uma chance de abrir o placar em cobrança de pênalti, aos 12 minutos. Giuliano foi derrubado por Alisson, o árbitro assinalou penalidade máxima, que o camisa 10 mandou muito forte pelo lado direito. A equipe não se abateu e criou mais uma chance, aos 15, com Maicon e Pedro Rocha, mas foi por cima da meta de Alisson.
A partir dos 20 minutos, o Inter passou a permanecer um pouco mais com a bola. Valdívia até tentou uma jogada individual aos 22, mas Maicon afastou antes do jogador concluir. Apesar do Grêmio ter perdido um pouco o ímpeto ofensivo dos minutos iniciais, ainda assim controlava a partida. Aos 30, foi Edinho quem salvou o Grêmio. Ele afastou uma bola lançada por Sasha para Lisandro López na entrada da área. Não fosse o volante, o atacante teria ficado cara a cara com Grohe.
Publicidade
Depois de tantas tentativas frustradas, o Grêmio abriu o placar aos 34 minutos. Após cobrança de escanteio, Lisandro López tentou afastar, mas pegou mal na bola, que sobrou para Giuliano na entrada da área. O meia finalizou de primeira e mandou um chute forte no canto direito. A bola chegou a encostar na trave para depois morrer no fundo da rede. 1 a 0 Grêmio! Os colorados ensaiaram uma reação e, no minuto seguinte, se lançaram ao ataque. Wellington Martins fez jogada individual, Galhardo tentou afastar, mas se atrapalhou e sobrou de novo para o colorado. Grohe saiu nos pés do rival e salvou o Grêmio.
Nos minutos finais da primeira etapa, o Grêmio ainda conseguiu marcar mais um. Erazo lançou para Luan, que dominou, avançou até a entrada da área e finalizou rasteiro, balançando as redes. 2 a 0! Aos 45, a equipe poderia ter ficado em uma situação ainda mais confortável, não fosse a displicência de Pedro Rocha ao finalizar. A zaga colorada afastou mal, a bola sobrou para o menino que concluiu de primeira, torto.
Publicidade
Foto: Lucas Uebel
Goleada
A segunda etapa não poderia ter começado melhor para o Grêmio. Aos três minutos, a equipe anotou o terceiro gol da partida. Após chute forte de Edinho, que estourou na zaga, a bola sobrou para Pedro Rocha. Da direita, o atacante cruzou na área e Luan não perdoou, marcando seu segunto tento na partida. Vencendo por 3 a 0, os mais de 46 mil torcedores que se fizeram presentes na Arena passaram a gritar “olé”, enquanto o Tricolor trocava passes.
Publicidade
Com o resultado positivo, parecia que o time de Roger iria diminuir o ritmo e isso até chegou a acontecer após o terceiro gol. O Inter até se animou e teve algumas chances, como aos 15 minutos, quando Alex, que entrou no lugar de Anderson, mandou um chutaço no poste e com Wellington, que finalizou para fora no rebote. No entanto, a noite era dos gremistas. Aos 21 minutos, Giuliano quase anotou mais um. Ele dominou pela esquerda e rolou para Douglas, que tentou o chute da entrada da área, mas mandou forte demais, com perigo. Foi aos 30 minutos que a vitória se tornou goleada. Maicon fez lançamento para Fernandinho, que substituiu Pedro Rocha. O atacante surgiu livre na área, driblou Alisson e finalizou de canhota. Réver ainda tentou evitar a goleada, mas a bola morreu no fundo das redes. 4 a 0!
Pra finalizar com chave de ouro, Réver ainda fez um gol contra aos 38 minutos. Fernandinho recebeu de Giuliano, invadiu a área e cruzou, procurando Bobô, que havia entrado no lugar de Luan. Na tentativa de afastar o perigo, o zagueiro colorado mandou para dentro da meta defendida por Alisson. A partir daí, o clima já era de comemoração na Arena e não havia mais nada que o Inter pudesse fazer.
Foto: Lucas Uebel
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 5 X 0 INTERNACIONAL
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 9 de agosto de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Dewson Freitas Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho van Gasse (ambos Fifa-SP)
Cartões amarelos: Alisson (Inter), Sasha (Inter), Rodrigo Dourado (Inter), Edinho (Grêmio)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano e Douglas (Maxi Rodrigues); Luan (Bobô) e Pedro Rocha (Fernandinho). Técnico: Roger Machado
INTERNACIONAL: Alisson; William, Juan, Réver e Ernando; Rodrigo Dourado, Wellingon Martins, Anderson (Alex), Eduardo Sasha e Valdívia (Vitinho); Lisandro López (Nilton). Técnico: Odair Hellmann