Para sanar prejuízos, a Prefeitura decidiu encerrar a operação de suínos na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz. O local conta com oito funcionários responsáveis por 32 porcas matrizes e três porcos reprodutores para a geração de leitões por inseminação artificial. Com isso, haverá uma parceria com a iniciativa privada para repasse dos leitões, padrão Embrapa de qualidade, aos produtores. Há 74 leitões na maternidade atualmente.
Conforme o secretário de Agricultura, Hardi Lúcio Panke, os produtores não ficarão desassistidos. “Há um alto custo para produzir. Como gestor público, preciso administrar o dinheiro da comunidade. Mas os produtores terão acesso aos animais”, comenta. Segundo Panke, o sistema será idêntico ao das matrizes de postura avícola, quando o setor foi encerrado. “Os pintos são repassados até hoje e vamos fazer o mesmo com os leitões, para os produtores que pretendem melhorar a genética do plantel ou iniciar a criação”, explica. “O mesmo acontece com alevinos e árvores frutíferas”, complementa.
Panke salienta que a Granja Municipal continua com diversas atividades. A intenção é ampliar o beneficiamento de peixes em 500% no frigorífico, fortalecer o convênio da produção de aipim com a Excelsior Alimentos e manter a Escola Família Agrícola (Efasc). Para os interessados nos suínos, é possível fazer contato com a Secretaria de Agricultura pelo telefone 3711-9334.
Publicidade
LEIA MAIS: Granja estima produção diária de até 24 mil ovos
This website uses cookies.