O granizo que caiu na madrugada dessa terça-feira,24, provocou prejuízos em lavouras de tabaco em Santa Cruz do Sul e região. Conforme dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), até esta tarde, 29 avisos de associados haviam sido emitidos na microrregião de Santa Cruz. Foram registradas outras 13 ocorrências em Candelária e uma em Camaquã.
A Afubra não estima o volume de prejuízos. Um dos atingidos foi o agricultor Flávio Cruz, de Reserva dos Kroth. Ele antecipou o plantio e acabou perdendo 40 mil pés da lavoura. Segundo ele, algo semelhante havia ocorrido há cinco anos. Ao acionar o seguro, terá condições de fazer um novo plantio. “Um vizinho também foi atingido, mas com um volume bem menor”, explica Cruz.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul, a previsão é de continuar a instabilidade no Vale do Rio Pardo hoje, com chuva forte e possibilidade de queda de granizo novamente. Com o alerta, os fumicultores devem proteger as mudas ainda não transplantadas para a lavoura.
Publicidade
LEIA MAIS: FOTOS: interior de Agudo é atingido por queda de granizo e lavouras são danificadas
This website uses cookies.