ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Grandes eventos geram empregos e estimulam o desenvolvimento de Santa Cruz

Oktoberfest é um dos principais eventos do calendário local e estimula as contratações | Foto: Claudine Friedrich/Divulgação/

Além de incentivar o turismo e preservar a cultura, os grandes eventos realizados em Santa Cruz do Sul também se refletem na economia, fomentando o comércio e o setor prestação de serviços. A 38ª Oktoberfest, a 9ª Procissão das Criaturas e o 6º Festival de Cinema, realizados em outubro, por exemplo, tiveram impactos positivos, o que impulsiona a geração de empregos e o desenvolvimento do município. Em novembro, a movimentação segue intensa e as expectativas são altas para o 36º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que começa na próxima sexta-feira, 24, e segue até domingo, 26, no Parque da Oktoberfest.

LEIA TAMBÉM: Saiba quais são as regras de segurança para acampamentos no Enart

Publicidade

O último quadrimestre do ano é um dos períodos mais aquecidos do comércio. Nesta época, trabalhadores são contratados de forma temporária para atender nas lojas e, por vezes, acabam sendo efetivados. Em outubro, o varejo santa-cruzense registrou 255 contratos – 5% a mais que em outubro do ano anterior. Mas as contratações começaram já em setembro, quando 285 pessoas foram chamadas para atuar no comércio – uma alta de 34% em relação ao ano passado. Os dados são do Sindilojas Vale do Rio Pardo. Na avaliação do presidente da entidade, Mauro Spode, os eventos de outubro consolidam a posição de Santa Cruz do Sul como um polo turístico e reforçam a relevância do comércio para a economia da região.

Publicidade

A presença de turistas injeta recursos também nos cofres públicos, a partir do recolhimento de tributos. Conforme o secretário municipal Marcelo Corá, responsável pelas pastas de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Turismo, essa movimentação gera receitas significativas por meio dos gastos em acomodações, alimentos, transporte, compras e lazer.

A prefeita Helena Hermany destaca que os eventos festivos recebem incentivo da Prefeitura porque, além de promover as identidades culturais, atraem investidores para a cidade. “Festividades que projetam Santa Cruz em âmbito nacional e são fundamentais para o crescimento da nossa economia”, ressalta Helena.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Bairro Linha Santa Cruz irá escolher melhor decoração natalina; saiba como participar

Publicidade

Vendas de fantasias e trajes típicos foram históricas

A Oktoberfest e a Procissão das Criaturas registraram um público circulante estimado em 450 mil pessoas neste ano. E o que chamou a atenção foi a procura por roupas e caracterizações. Na Casarão Verde, os trajes típicos alemães representaram 40% das vendas do período. “A Oktoberfest agregou muito em nosso faturamento. Vendemos tanto a ponto de nosso estoque acabar. Se tivéssemos mais trajes, teríamos vendido mais”, disse o supervisor financeiro Maurício Dutra Ferreira. O resultado não foi diferente na Amanda Boutique. Conforme a proprietária Amanda Machado da Silva, as buscas por vestes para a Oktoberfest cresceram 50%. “Em 2022 já tinha sido bom, mas este ano foi melhor.” O mesmo percentual foi sentido no Ateliê da costureira Suzana Ramos, onde as encomendas foram maiores.

No comércio de fantasias, adereços e decorações, as festas de Halloween encheram as lojas nas últimas semanas de outubro – principalmente pela Procissão das Criaturas, que levou cerca de 50 mil pessoas para desfilarem na Rua Marechal Floriano no dia 28. A Festa e Fantasia teve um resultado 80% maior no período. A loja tem 12 funcionários e quatro foram contratados exclusivamente para suprir o aumento das demandas. “Estes eventos são muito importantes e a gente se prepara o ano todo com pessoal e mercadorias”, detalha a gerente Susana Becker.

Publicidade

Silvia Maria Etges Bardz trabalha com confecção e revenda de indumentárias há oito anos estava animada. “Tanto a população daqui quanto o público que veio de fora, queria um traje personalizado para a Oktober. Atendi até uma excursão com cerca de 20 pessoas que vieram de São Paulo”, ressaltou.

Publicidade

Hotéis e restaurantes

O setor hoteleiro de Santa Cruz do Sul também sentiu os resultados da presença massiva de visitantes. No Charrua Hotel, tanto nos fins de semana da Oktoberfest quanto na noite da Procissão das Criaturas, todas as reservas foram esgotadas. A gerente Cristiane Holanda disse que foram atendidas cerca de 250 pessoas nos cafés da manhã e a equipe precisou de reforços para dar conta da demanda. “Superamos todos os números. Aumentamos as diárias e tínhamos uma lista enorme de espera. Logo que acabou a Oktoberfest, tivemos várias pessoas já pedindo reservas para o próximo ano.”

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra a temperatura mais alta do Estado nesta terça-feira

Publicidade

Publicidade

E a intensa circulação de pessoas foi sentida também nos dias úteis. “O mês todo representou boa ocupação em razão de eventos relacionados à Oktober promovidos pelas empresas”, avalia a gerente do Aquarius Flat Hotel, Paula Kling Rodrigues. “Durante a semana, pessoas que vêm para os eventos corporativos aproveitam para conhecer a Oktober e ficam hospedadas por mais dias”, acrescenta a assistente comercial do Hotel Águas Claras, Giovanna Lau. Ela afirma que, em decorrência disso, o faturamento acaba sendo bem mais expressivo para o setor.

Expectativa para o Enart

Neste mês, o Parque da Oktoberfest troca os trajes alemães pelas pilchas para receber o maior evento de arte amadora da América Latina. O 36º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorrerá de sexta a domingo, 24 a 26, já é motivo de comemorações no setor terciário. “Há muito tempo estamos com todos os quartos já reservados para o Enart”, conta Sidinei Soder, que gerencia o Soder Hotel. “É a melhor época do ano para nós.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta