Com uma das principais estruturas industriais do interior do Estado, a gráfica da Gazeta do Sul volta a imprimir na próxima segunda-feira a Folha do Mate, sua coirmã da cidade vizinha de Venâncio Aires. Das rotativas da Gazeta os exemplares da Folha do Mate saíram por mais de três décadas. No último ano, a empresa havia momentaneamente mudado de gráfica, mas agora restabelece a parceria. Como explica Ricardo Mateus Silberschlag, diretor administrativo da Empresa Jornalística Folha do Mate Ltda., a decisão apoia-se na filosofia de reforçar o bom relacionamento entre empreendimentos de atuação regional, diante da qualidade de impressão e da tradição conjunta em comunicação social.
A Folha do Mate foi fundada em 6 de outubro de 1972. O pai de Ricardo, Asuir João Silberschlag, ingressou na empresa logo no princípio, e em 1976 a adquiriu, sendo que em 1983 o atual diretor de conteúdo, Sérgio Klafke, integrouse à sociedade. Ricardo, hoje com 44 anos, filho mais jovem de Asuir, tornou-se sócio em 1996, e assumiu a direção administrativa em 2001.
Com três edições semanais no período de quarentena, a Folha do Mate circula às terças e quintas-feiras e aos sábados, com tiragem de 5,5 mil exemplares, abrangendo Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde, Passo do Sobrado e Santa Cruz. “A decisão de voltarmos à gráfica da Gazeta leva em conta nosso posicionamento de valorizar e prestigiar as empresas tradicionais de comunicação de atuação regional”, salienta. A Gazeta do Sul e a Folha do Mate são filiadas à Associação de Diários do Interior (ADI). “E, porque já temos a parceria por nada menos do que 30 anos, sabemos que a Gráfica da Gazeta presta serviço de excelente qualidade, com apoio técnico para nós, que não deixa nada a dever a nenhuma outra empresa do gênero no Estado”, reforça.
Publicidade
Ricardo diz que a impressão em Santa Cruz, pela proximidade (32 quilômetros, meia hora de carro), permitirá estender a cobertura de eventos, retardando o fechamento editorial. “Poderemos acompanhar eventos esportivos noturnos, por exemplo, com flexibilidade para encaminhamento à gráfica, uma vez que a logística de entrega é facilitada”, frisa. Ele vê um fortalecimento dos veículos com identidade comunitária em época de pandemia.
LEIA MAIS: Gráfica Gazeta: conheça o espaço onde as notícias vão para o papel
“Uma honra para nós”
O gestor de Operações da Gazeta Grupo de Comunicações, Everson Ferreira, comemora o restabelecimento da parceria com a Folha do Mate. Everson tem 25 anos de casa junto à gráfica da Gazeta e refere que a relação com a empresa venâncio-airense já existia há cinco anos quando ele próprio chegou à Gazeta. “É o nosso mais lonjevo parceiro. E é uma honra voltar a imprimir a Folha do Mate”, ressalta, lembrando que é mais um dentre cerca de quatro dezenas de títulos que a Gráfica da Gazeta imprime todos os meses. Recentemente, também foi firmada a parceria de impressão com o diário Ibiá, de Montenegro
Publicidade