ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Governo vai divulgar segmentação regional do Estado na quinta-feira

Governador disse que ainda está em definição se o retorno das aulas ocorrerá ao longo do mês de maio ou a partir de junho

O governador Eduardo Leite anunciou nesta terça-feira, 28, durante a transmissão ao vivo diária, que a segmentação regional, um dos critérios para a implantação do distanciamento controlado no Estado, será divulgada nesta quinta-feira, 30.

“Teremos as divisões em regiões definidas, e o novo decreto, que substituirá o que está vigente, vai contemplar essas regiões”, explicou. No entanto, os protocolos para os níveis de risco de cada região serão estabelecidos ao longo da primeira semana de maio.

Publicidade

Até a última sexta-feira, 24, a sociedade civil foi convidada a contribuir com sugestões para o modelo que está em elaboração. O Executivo recebeu mais de 200 contribuições, todas em avaliação pelo Gabinete de Crise.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz avalia mudanças nas regras para restaurantes e igrejas

Para a implantação do distanciamento social controlado, o Estado será dividido em regiões, de modo que seja possível analisar indicadores, como a ocupação dos leitos de UTI e o perfil da população. Esses indicadores farão com que cada região pertença a uma das quatro bandeiras que evidenciam o risco. Eles serão monitorados constantemente, podendo mudar para restrições mais ou menos rígidas.

Publicidade

A outra divisão leva em consideração os setores econômicos, que serão segmentados em pelo menos 12 , para os quais haverá protocolos específicos. “Devemos ter quatro bandeiras de risco e quatro níveis de protocolo para pelo menos 50 atividades econômicas”, descreveu Leite.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeito descarta maiores restrições no comércio de Venâncio Aires

A previsão inicial era de que a migração para o novo modelo já fosse iniciada no dia 1º de maio, mas o governador ressaltou a necessidade de, além do desenvolvimento da estrutura técnica, reforçar a comunicação, de forma clara, para que as mudanças ocorram com transparência.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta