A filantropia da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) foi garantida por mais três anos pelo Ministério da Cidadania. A portaria com a renovação da Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) foi publicada na última terça-feira, 19, no Diário Oficial da União. A concessão estava vencida desde o primeiro trimestre do ano passado. Assim, o novo período como entidade filantrópica será retroativo e compreenderá de 12 de março de 2020 a 11 de março de 2023.
Na prática, o documento viabiliza a Emater/RS-Ascar, ao isentar o recolhimento de contribuições sociais, e permite a priorização nas assinaturas de convênios e contratos públicos. “É uma demanda antiga e histórica, protocolada em novembro de 2019 e que finalmente conseguimos acelerar. Esta certificação viabiliza a operação da Emater/RS-Ascar, garantindo a continuidade de suas ações”, destaca o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.
A Ascar é a entidade oficial de assistência técnica e extensão rural e social (Aters), constituída com o objetivo de contribuir de forma planejada, continuada e gratuita para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A renovação do certificado é primordial para a continuidade dos serviços prestados, particularmente junto às comunidades rurais mais vulneráveis.
Publicidade
Para o presidente em exercício da Emater, Alencar Rugeri, essa é uma fundamental conquista que significa o reconhecimento pelo esforço de todos os trabalhadores da instituição, que contou com o apoio da diretoria e do secretário Covatti, junto ao Ministério da Cidadania, para viabilizar a renovação do Cebas.
“Essa renovação, mais o contrato que a instituição assinou, em julho de 2020, por cinco anos, com a Secretaria da Agricultura, nos dá garantia dos serviços gratuitos e de qualidade da Aters ao público assessorado. Hoje é um dia de celebração por esta conquista”, disse Rugeri.
LEIA MAIS: Município renova convênio com Emater/RS-Ascar
Publicidade
This website uses cookies.