Categories: Regional

Governo reconhece situação de emergência em Venâncio

Venâncio Aires entrou na lista dos municípios afetados pelas chuvas no último mês de outubro. A homologação, assinada pelo governador José Ivo Sartori, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 10, aumentando para 67 o número de cidades que comprovaram os estragos causados pelas intempéries do mês passado e que também tiveram decretos homologados. Mais 43 localidades gaúchas aguardam a análise da documentação para o decreto de situação de emergência. As chuvas de outubro atingiram 132 municípios no Rio Grande do Sul.

O decreto de situação de emergência estava em análise pelo Governo do Estado, considerando que Venâncio foi afetado por eventos de categoria natural (grupo meteorológico, subgrupo tempestades e subtipo granizo) no dia 21 de outubro. As chuvas fortes causaram muitos prejuízos no interior da cidade e transtornos no Centro devido ao granizo, aos alagamentos e à enxurrada. O temporal atingiu muitas residências, com o granizo chegando a perfurar telhas de cinco milímetros, além da perda parcial e total de lavouras de tabaco em centenas de localidades do interior.

A homologação classifica que a Capital do Chimarrão teve a ocorrência de danos materiais em parte da área rural e parte da área urbana, bem como prejuízos econômicos privados com índices de 24,09% da receita corrente líquida anual do Município. De acordo com a Defesa Civil do Estado, com a situação de emergência decretada, as localidades receberão ajuda humanitária e passam a ter direito a benefícios. 

Publicidade

Ainda hoje, a Prefeitura mantém contato com a Caixa Econômica Federal para tratar dos trâmites quanto à liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas. A Defesa Civil municipal tem 90 dias após a homologação do decreto para elaborar projetos de prevenção e de reconstrução na tentativa de buscar recursos em nível federal. 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.