O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou o repasse de recursos da União para as prefeituras do Rio Grande do Sul, com as situações de calamidade e de emergência devidamente reconhecidas pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O governo vai considerar, para cálculo de repasse, o valor de R$ 800 por pessoa afetada pela enchente.
LEIA TAMBÉM: Caixa vai liberar saque do FGTS a atingidos por enchente; veja detalhes
Alckmin esclareceu que os recursos serão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) com o objetivo de ajudar os governos locais a prestarem assistência às famílias desabrigadas. “Nós vamos liberar R$ 800 por pessoa para que os governo locais possam prestar atendimento a quem perdeu suas moradias”, afirmou. Alckmin confirmou ainda o envio de 20 mil cestas de alimentos. Destas, 5 mil chegarão neste domingo, 10.
Publicidade
Conforme o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a transferência de recursos dependerá da apresentação, pelas prefeituras gaúchas, da relação de pessoas afetadas pelas fortes chuvas.
LEIA TAMBÉM: Muçum prevê colapso econômico devido aos estragos causados pela enchente
Dias destacou que, apesar de 79 municípios terem a situação de calamidade reconhecida pelo governo federal, este número pode aumentar. “O reconhecimento poderá chegar a 83 municípios. Agora, cada um deles apresentará a relação dos números de desabrigados e nós estamos autorizados a atender a todos.”
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade