Categories: Regional

Governo Federal reconhece situação de emergência de Santa Cruz

O Governo Federal reconheceu o situação de emergência de Santa Cruz do Sul.  O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17. A medida é concedida pelo Ministério da Integração Nacional e possibilita que cidades afetadas por desastres naturais possam solicitar o apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas públicas danificadas. 

Santa Cruz do Sul teve transtornos causados pelas chuvas intensas que danificaram diversas estruturas públicas. Segundo estimativa da Prefeitura, o município teve perdas de R$ 7,73 milhões com as duas semanas de chuvas em junho. Na agricultura o prejuízo chegou a R$ 6,5 milhões. A produção de milho e de frutas (em especial os cítricos) foram as mais atingidas. O Executivo calcula que foram perdidas 70 toneladas de milho e 3,6 toneladas de frutas.

Outros três municípios gaúchos tiveram situação de emergência reconhecida: Rosário do Sul, cujo reconhecimento foi em função das enxurradas, em Rio dos Índios de vendaval, e em Imigrante por conta de deslizamentos. Ao todo, 21 cidades do País obtiveram a medida. 

Publicidade

Auxílio emergencial 

Para obter apoio material e financeiro do Ministério da Integração Nacional para ações emergenciais, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise da Sedec, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.