O governador Eduardo Leite, acompanhado de secretários, estará em Cruzeiro do Sul nesta terça-feira, 22, para dar início à série de ações previstas para marcar a passagem de um ano das enchentes de 2024. O município do Vale do Taquari foi um dos mais atingidos pela catástrofe e teve um bairro inteiro destruído pelas águas.
A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária reconstruirá a área em local fora da mancha de inundação. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano coordena as ações de limpeza do futuro Parque Memorial do Passo de Estrela. Já a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão trabalha em conjunto com outras pastas do Estado para a reconstrução dos municípios atingidos pelas enchentes. As ações incluem instalação de novas moradias, busca por terrenos seguros, viabilização do orçamento necessário e acompanhamento de todas as etapas desse processo. Essas e novas iniciativas serão detalhadas nesta terça-feira, quando Leite e secretários visitam o antigo Passo de Estrela e o Bairro Cascata, em Cruzeiro do Sul, e anunciam ações de reconstrução.
Como será o novo Passo de Estrela
O Passo de Estrela foi destruído pela enchente e não tem mais condições de habitabilidade. Com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), a Secretaria de Habitação estrutura o Novo Passo de Estrela, o primeiro bairro planejado para atender às necessidades da população de Cruzeiro do Sul por meio da prestação de serviços e áreas comercial e de uso residencial.
Publicidade
RELEMBRE: Vale do Taquari registra a maior enchente da história
O local estará alinhado às premissas da resiliência e da sustentabilidade em projetos urbanos, a partir de três eixos temáticos: promoção de espaços públicos, incentivo à mobilidade e estímulo à eficiência de recursos por meio do reaproveitamento da água das chuvas, reciclagem de resíduos orgânicos por compostagem e iluminação pública fotovoltaica.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!