Regional

Merendeiras terceirizadas de escolas estaduais relatam atraso no pagamento de salários

Nesta semana, leitores do Portal Gaz entraram em contato relatando a falta de pagamento para merendeiras terceirizadas da empresa M Serviços, de Porto Alegre, contratada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para fornecer serviços às escolas estaduais da região, incluindo Santa Cruz, Sinimbu, Venâncio Aires, Rio Pardo e Candelária.

Em um dos relatos, um leitor informou que “merendeiras terceirizadas foram contratadas para atender à demanda da 6ª CRE [Coordenadoria Regional de Educação] nas escolas, e desde novembro estão sem receber seus salários e rescisões”. Outra pessoa mencionou que trabalha para a empresa terceirizada e está na mesma situação: “Eu e mais 200 funcionários estamos sem receber desde outubro. Estamos desesperados e não temos nenhuma resposta.”

LEIA TAMBÉM: Saiba como fazer sua carteira de identidade em Santa Cruz

Publicidade

A situação se repete em outras regiões do Estado. Na noite dessa quarta-feira, 8, o Governo do Estado emitiu uma nota em que expressa solidariedade aos trabalhadores afetados pela falta de pagamento de salários por parte da empresa M Serviços e afirma estar empenhado em resolver o impasse o mais rapidamente possível. “Para agilizar o pagamento da parcela de dezembro aos funcionários da empresa, a Secretaria da Educação iniciou a instrução de processo administrativo para o depósito em juízo dos valores.”

Segundo o governo, a medida segue o Decreto nº 52.215/2014, que regulamenta os procedimentos a serem observados pela Administração Pública Estadual na contratação de serviços continuados, ou não, que envolvam o fornecimento de mão de obra. Até novembro de 2024, a Seduc realizou os pagamentos diretamente à empresa, que tem a responsabilidade legal de repassar os valores aos funcionários.

LEIA TAMBÉM: Principal investigado no Caso Asan nega ter desviado recursos da entidade

Publicidade

Para o início do ano letivo de 2025, os contratos emergenciais que estão vencendo serão substituídos por contratos firmados por meio de licitação. A equipe tentou contato com a M Serviços, mas até o momento não obteve êxito.

*Com informações do Governo do Rio Grande do Sul

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.