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Governo aprova demandas de municípios para duplicação do primeiro trecho da RSC-287

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), aprovou o projeto de duplicação da RSC-287 apresentado pela concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr. Na prática, foram atendidas todas as demandas do município de Tabaí.

“As soluções foram aprovadas pela equipe técnica da secretaria, com o atendimento das demandas enviadas pela prefeitura. Agora, entramos em uma nova etapa, com a finalização do projeto executivo pela concessionária, que deverá, depois, iniciar as obras de duplicação”, explica o titular da Separ, Pedro Capeluppi.

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O primeiro trecho da duplicação tem extensão de 8,73 quilômetros e está localizado no município de Tabaí, entre os quilômetros 28 e 36 da rodovia. De acordo com o contrato de concessão, a duplicação do trecho deve ser concluída até agosto de 2024.

Duplicação e investimentos

O contrato de concessão da rodovia RSC-287, principal ligação entre a Região Metropolitana e o centro do Estado, prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos privados nos próximos 30 anos e inclui a duplicação dos 204,5 quilômetros nos dois sentidos de fluxo. A estrada já disponibiliza serviço de atendimento 24 horas, monitoramento por câmeras, reforço de sinalização e obras em diversos trechos.

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Confira as demandas atendidas:

SolicitaçãoLocalização (quilômetro)Solução técnica viável
Passarela no km 28+700028+700Passarela será construída no km 28+600
Passagem inferior urbana com passeio lateral029+300A demanda será atendida por um conjunto de retornos em nível (km 28+100 e 30+100), além de uma rótula alongada (km 32+800) e duas passarelas (km 28+600 e km 29+900)
Passarela escola029+900Instalação de lombada eletrônica no local
Rótula alongada030+900Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (km 28+100 e km 30+100) e uma rótula alongada no km 32+800
Retorno em nível030+600Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (km 28+100 e km 30+100) e uma rótula alongada (km 32+800)
Rótula alongada031+700Construção será realizada no km 32+800
Mover Passarela do km 28+630 para km 28+700028+700Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 e km 29+900)
Mover rótula do km 028+710 para km 030+200030+200Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (km 28+100 e km 30+100) e uma rótula alongada (km 32+800)
Mover retorno em nível do km 031+680 para km 032+800032+800Atendido, com rótula posicionada no local solicitado (km 32+800)
Passarela029+600Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 E km 29+900)
Passarela030+100Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 E km 29+900)
Via marginalTrecho urbanoMarginais previstas entre km 28+300 e 28+900 e km 29+900
Lombada eletrônica30+000Já implantada e em funcionamento no km 29+840
Passarela29+000Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 E km 29+900)

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