O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Estado na sexta-feira, 16, inaugurou o complexo viário do Bairro Scharlau, em São Leopoldo, na BR-116. Na ocasião, também houve o anúncio da conclusão e liberação ao tráfego de 13,8 quilômetros duplicados da BR-290, em Pantano Grande. O ato teve o acompanhamento do ministro dos Transportes, Renan Filho, e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Com investimento do Governo Federal de aproximadamente R$ 118 milhões, o Dnit concluiu 13,8 quilômetros das obras de duplicação e ampliação de capacidade da BR-290, em Pantano Grande. O segmento entre o quilômetro 214,2 e o quilômetro 228 recebeu diversas melhorias, além da nova pista.
A partir de agora, os usuários da BR-290 passam a contar com um tráfego mais seguro e disciplinado. No segmento foram executados um viaduto no perímetro urbano de Pantano, cinco retornos operacionais, além de ruas laterais calçadas, sinalização e duas paradas de ônibus.
LEIA TAMBÉM: Cerca de 2 milhões de candidatos fazem as provas do CNU neste domingo
Publicidade
As obras de melhoria, ampliação da capacidade e duplicação da BR-290 vão de Eldorado do Sul (quilômetro 112,3) até Pantano Grande (quilômetro 228), totalizando 115,7 quilômetros. O empreendimento é considerado estruturante para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, por cortar a região carbonífera do Estado, e está contemplado no novo PAC.
Nesse trecho, em média, passam diariamente 25 mil veículos. Quando a obra for totalmente concluída, os usuários vão contar, além do trecho de 115,7 quilômetros duplicados, com cinco travessias urbanas, 12 pontes e dez viadutos.
Essas melhorias vão garantir um trânsito mais seguro, especialmente no acesso aos municípios. Já estão em operação o acesso ao município de Charqueadas e parte das melhorias da Travessia Urbana de Pantano Grande.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Filme da Unisc vence categoria universitária do Festival de Cinema de Gramado
A BR-290 é uma rodovia transversal que parte do Litoral Norte gaúcho e segue em sentido oeste até Uruguaiana, onde se localiza o maior porto seco da América Latina, na fronteira com a Argentina. Com 726 quilômetros de extensão, a estrada tem cerca 97 quilômetros que estão concedidos, entre Osório e Porto Alegre.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.