O governador Eduardo Leite foi um dos administradores públicos palestrantes do primeiro módulo do Curso de Gestão de Mandatos promovido pelo RenovaBR, nesta quarta-feira, 25. A iniciativa, realizada de maneira virtual, foi direcionada a prefeitos e vice-prefeitos eleitos em novembro.
A atividade teve como objetivo, entre outros focos, tratar do processo de transição dos governos, para capacitar os novos gestores em relação às ações indispensáveis no período da eleição até a posse e os primeiros meses de administração.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: ‘Situação inspira cuidados’, diz Leite sobre momento da pandemia
Publicidade
“Para mim, foi um grande privilégio ser prefeito da minha cidade, Pelotas. Espero poder dar uma colaboração também aqui para que os novos prefeitos entrem com todo gás e toda energia para fazer a diferença nos seus municípios”, destacou Leite.
O governador deu uma dimensão do desafio que aguarda os novos administradores e disse que as dificuldades enfrentadas em todos os municípios por conta da pandemia vão exigir muito, mas que, por outro lado, dão a oportunidade de mostrar a capacidade de cada um como gestor.
“Governar na facilidade, com dinheiro de sobra e a economia crescendo, fica mais fácil. O período em que vivemos representa também a chance de demonstrar a qualidade de cada um e é um desafio a mais para toda a equipe que irá administrar o município”, acrescentou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Governador promete rigor na investigação da morte no Carrefour de Porto Alegre
Sobre a transição, Leite ressaltou a necessidade de planejar e estabelecer metas, desde o período pós-eleição até o decorrer do governo. Ainda elencou necessidades como definir uma equipe qualificada, fazer um diagnóstico da situação de cada uma das frentes e planejar onde e como quer alcançar cada meta e monitorar esses passos, além de aproveitar o primeiro ano de governo para levar as principais agendas ao Legislativo.
O governador também definiu como de grande relevância o diálogo permanente com a população e a sociedade, especialmente nos momentos de crise. “No período eleitoral vocês tiveram intenso contato com a população. Não rompam esse vínculo. Pelo contrário, reforcem essa proximidade para aumentar a legitimidade que conquistaram nas urnas”, aconselhou.
Publicidade
Os cursos do RenovaBR estão sendo disponibilizados a dez prefeitos, um vice-prefeito e 136 vereadores eleitos em 123 municípios de 20 Estados nas eleições de 2020.
LEIA TAMBÉM: Luciano Huck intensifica conversas por 2022
Publicidade
This website uses cookies.