O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, publicou em rede social manifestação contrária aos atos de vandalismo praticados em Brasília neste domingo, 8. Classificou como cenas criminosas as invasões do Congresso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. “São absolutamente inaceitáveis em nossa democracia”, afirmou. Leite acrescentou que, no Estado, as forças de segurança estão prontas para resposta firme e imediata diante de qualquer tentativa de subversão da ordem.
Já o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também em rede social, diz serem desprezíveis os ataques terroristas à democracia e às instituições. Reforçou que essas ações serão responsabilizadas, assim como os financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos, que continuam na “ilícita conduta dos atos antidemocráticos”. Finalizou garantindo que o Judiciário não faltará ao Brasil.
LEIA MAIS: Lula decreta intervenção federal no DF até 31 de janeiro
Publicidade
Com a falta de atitude questionada durante toda a tarde do domingo, 8, inclusive pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha gravou vídeo pedindo desculpas ao presidente e aos presidentes do STF, Rosa Weber, do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira. Disse que o governo não acreditava que isso poderia acontecer. “São verdadeiros vândalos, verdadeiros terroristas que terão, de mim, todo o efetivo combate para que sejam punidos”, disse.
Lula teria dito não aceitar as desculpas de Rocha, porque entende que o governo do DF tinha as informações necessárias para evitar os atos de vandalismo.
LEIA MAIS: AGU pede a prisão de ex-secretário Anderson Torres
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!