As chuvas que assolam boa parte do Rio Grande do Sul desde o último fim de semana motivaram o governador Eduardo Leite a se pronunciar sobre a situação. Em live transmitida pelo Instagram, no início da tarde desta terça-feira, 30, o chefe do Executivo informou que está em contato com a Secretaria de Educação para tratar sobre a possibilidade de suspender as aulas da rede estadual. No Vale do Rio Pardo, diversos municípios, incluindo Santa Cruz do Sul, já cancelaram as atividades na rede municipal.
Leite pediu aos pais que evitem levar os filhos à escola, se possível. A suspensão das aulas tem como objetivo preservar a vida de professores e funcionários, que também têm dificuldade, em alguns municípios, de se locomover até o local de trabalho. Ainda não há uma definição em relação à medida, nem se valerá para todo o Estado ou somente para os municípios mais afetados por enchentes.
LEIA TAMBÉM: AO VIVO: acompanhe as últimas atualizações da enchente no Vale do Rio Pardo
Publicidade
O governador aproveitou para alertar sobre o risco de transbordamento de arroios e rios na região central do Estado, devido à descida das águas nas regiões mais altas. Contudo, segundo estimativa da equipe do governo, o cenário não deve ser da magnitude registrada no Vale do Taquari em setembro do ano passado, mas, sim, semelhante ao vivido em novembro de 2023.
A Prefeitura de Santa Cruz já solicitou ao governo estadual o envio de helicópteros para fazer o resgate de famílias ilhadas em pontos de difícil acesso. No entanto, as condições climáticas ainda não possibilitaram o deslocamento de aeronaves até o município. O governador Eduardo Leite se comprometeu em mobilizar equipes para auxiliar as cidades que mais precisarem.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙