Categories: Cultura e Lazer

Google recebe multa de 2,42 bilhões de euros da União Europeia

O regulador antitruste da União Europeia decidiu aplicar multa recorde de 2,42 bilhões de euros contra a Alphabet, controladora do Google, por ter favorecido o próprio sistema de compras online, o Google Shopping, em seu mecanismo de busca. O site pode apelar da decisão.

A decisão deve fazer com que o Google mude a forma como demonstra os resultados de busca na Europa. O precedente pode afetar outros serviços, como as ferramentas de mapas e viagens, que também estão sendo investigadas pela União Europeia.

“O que o Google tem feito é ilegal sob as normas antimonopólio da União Europeia. Ele nega a outras empresas a oportunidade de competir com seus méritos e inovação”, disse a comissária europeia da Competência, Margrethe Vestager, em coletiva de imprensa na sede da UE, em Bruxelas.

Publicidade

A decisão da Comissão Europeia também pode apoiar outras empresas de e-commerce que solicitaram indenizações por danos em tribunais nacionais. A decisão é a primeira de três investigações da comissão nas práticas concorrenciais do Google. A UE continua a investigar o Google sobre o seu sistema operacional móvel Android e seu serviço de publicidade Adsense.

O Google não se manifestou sobre a sanção informada nesta terça, mas já havia afirmado que tem interagido de maneira construtiva com a Comissão Europeia. “Acreditamos que as inovações em compras online adotadas por nós foram boas para compradores, varejistas e concorrentes”, reiterou a companhia. 

Até então, a maior multa aplicada pelo bloco econômico por “abuso de posição dominante” era de 1,06 bilhão de euros, imposta em 2009 à fabricante de computadores Intel.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.