Categories: Geral

Google deixa empresa ler e-mail de usuário para mandar anúncio, diz jornal

O Google não cumpriu a promessa que fez há um ano e ainda permite que desenvolvedores tenham acesso aos e-mails do Gmail dos usuários para traçar perfis e personalizar os anúncio, afirmou o The Wall Street Journal. A publicação entrevistou mais de 20 funcionários (atuais e antigos) de empresas que desenvolvem aplicativos. A empresa continua permitindo que centenas de softwares externos possam explorar as caixas de entrada dos milhões de usuários do Gmail. De acordo com o The Wall Street Journal, a Google fez pouco para evitar esse tipo de invasão de privacidade.

O jornal descobriu que uma dessas empresas, a Return Path Inc. coletava informações das caixas de e-mail de mais de dois milhões de pessoas, que usaram a conta do Gmail/Microsoft ou Yahoo para se cadastrar em um  dos vários aplicativos oferecidos pela empresa. Thede Loder, chefe de tecnologia da empresa eDataSource Inc., concorrente da Return Path Inc., afirmou ao The Wall Street Journal que o uso dos dados coletados em e-mails para o envio de publicidade é uma prática comum, feita há anos. O executivo chamou que isso era considerado um “segredo sujo”, conhecido entre as empresas que trabalham com dados. Lorder diz que a empresa baniu recentemente o scaneamento de dados de e-mails.

LEIA MAIS: Facebook adota ferramentas de transparência para anúncios políticos

Publicidade

Em nota ao The Wall Street Journal, o Google afirmou que libera o acesso às informações do Gmail somente às empresas terceiras que tenham pedido e recebido permissão dos usuários para ter acesso às mensagens. “Os próprios funcionários do Google leem e-mails apenas em casos muito específicos em que o usuário pede e dá o consentimento, ou onde precisamos para fins de segurança, como investigar um bug ou abuso”, disse a empresa em uma declaração por escrito ao jornal norte-americano. Hoje, o Gmail tem mais de 1,4 bilhões de usuários no mundo e é responsável por 2/3 dos e-mails ativos no mundo, de acordo com a comScore.

 

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.