Internautas devem ficar atentos a um novo golpe que circula através de e-mails. Desta vez, bandidos aproveitaram a época de restituição do Imposto de Renda para enviar mensagens falsas em nome da Receita Federal. No e-mail, os criminosos cibernéticos afirmam que o contribuinte teria direito a uma restituição no valor de R$ 3.142,64.
O valor seria referente aos anos de 2013/2015 e teria sido calculado após análises das declarações deste período. A mensagem pede para o contribuinte abrir um formulário que na verdade é um endereço para descarregar um arquivo compacto com um vírus para roubar dados bancários do usuário.
A ação dos criminosos foi identificada pela Nodes Tecnologia, distribuídora das soluções Avira no Brasil. Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, orienta a não clicar no link. Lopes acredita que a Receita Federal não faça comunicações deste tipo.
Publicidade
“Quando a Receita Federal necessita obter detalhes sobre uma declaração, ela envia um comunicado pelos Correios. Por tanto, esta mensagem é um ataque cibernético que deve ser evitado a partir da atenção do usuário a este tipo de ação criminosa”, afirma.
O especialista reitera o que vem orientando quando é questionado sobre o assunto: o usuário deve manter atualizados o sistema operacional e todos os programas e aplicativos instaladas no PC e aparelho móvel, incluindo o software antivírus: “Esta é uma tarefa fácil e que eleva o nível de proteção contra os ataques dos criminosos cibernéticos’, enfatiza Lopes Freire.
Publicidade