Quando tudo parecia apontar para um empate sem gols, o melhor jogador do Grêmio em 2018 decidiu. Everton Cebolinha mostrou porque é um dos destaques do futebol brasileiro na temporada e, com um golaço de calcanhar no último lance do jogo, deu a vitória ao seu time sobre o Fluminense na tarde deste sábado, 29, no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.
A vitória deixa o Tricolor gaúcho vivo na briga pelo título do Brasileirão. O Grêmio foi ao terceiro lugar, com 50 pontos, e passou momentaneamente Inter, que joga neste domingo, 30, contra o Vitória, no Beira-Rio, e o Flamengo, que visita o Bahia na Arena Fonte Nova. A equipe volta a campo nesta terça-feira, 2, mas pela Copa Libertadores. O duelo é contra o Atlético Tucumán, às 21h45, na Arena, pelas quartas de final. No jogo de ida, deu Grêmio: 2 a 0 na Argentina.
Primeiro tempo sofrível e de poucas chances
Publicidade
De olho na Copa Libertadores, o técnico Renato Portaluppi decidiu poupar os titulares neste sábado. Somente Maicon, que está suspenso no duelo continental, foi a campo no Rio de Janeiro. Everton, que teve sua titularidade cogitada, ficou no banco de reservas. A novidade foi o retorno de Alisson, que recuperou-se de lesão e atuou durante os 90 minutos. O Fluminense, que tem desafio pela Copa Sul-Americana na quinta-feira, utilizou força máxima.
A escalação alternativa de Renato Portaluppi não apresentou bons resultados no primeiro tempo. O Grêmio, com um tradicional 4-4-2, não conseguia produzir situações claras de gol. Já o Fluminense chegou com perigo logo aos três minutos, com chute de Sornoza indo para fora. Dez minutos depois, após boa jogada de Ibañez, Dodi finalizou bonito, por cobertura, e quase abriu o placar para o Tricolor carioca.
Sem conseguir impor seu jogo, o Grêmio tentou responder aos 16 minutos, em boa jogada de Leonardo Gomes, que achou Douglas. O camisa 10, com espaço, arriscou de longe, mas mandou fraco e Julio Cesar defendeu. Aos 26 minutos, os donos da casa levaram perigo novamente. Richard fez boa jogada, cruzou e Everaldo, de cabeça, mandou para fora.
Publicidade
Levemente superior na primeira etapa, o Fluminense assustou a torcida com alguns erros cometidos na defesa. Mas era quem estava mais perto de abrir o placar no Engenhão. Já o Grêmio, sem inspiração, errava muitos passes e tampouco acertava jogadas ofensivas.
Equipes voltam melhor para o segundo tempo
O Grêmio voltou com outra cara para o segundo tempo. Logo aos dois minutos, o Tricolor gaúcho levou muito perigo em jogada iniciada por Pepê, que escapou dos marcadores na velocidade. Ele passou para Jean Pyerre, que acionou Alisson. O atacante mandou para fora. Depois, aos sete e oito minutos, Pepê teve duas boas chances para abrir o placar. Mas em ambas prendeu a bola demais e acabou caindo dentro da área.
Publicidade
Os lances em sequência do jovem atacante irritaram Renato Portaluppi, que sacou Pepê e Jean Pyerre, mandando Everton e Thonny Anderson a campo. Mas foi o Fluminense que quase marcou, aos 12 minutos. Após boa jogada trabalhada, Ayrton Lucas apareceu dentro da área e chutou, obrigando Paulo Victor a defender em dois tempos. O tricolor carioca teve nova chance aos 20 minutos. Marcos Júnior, que acabara de entrar, recebeu ótimo passe dentro da área e novamente o arqueiro gremista salvou.
No lance seguinte, foi a vez de Thonny Anderson levar o treinador gremista à ira ao desperdiçar um contra-ataque. As duas equipes diminuiram o ritmo na reta final do jogo. Aos 32, Maicon arriscou fraco e Julio César defendeu. Dois minutos depois, Richard chutou de fora da área e Paulo Victor voou para fazer bela defesa.
Thaciano teve um gol bem anulado aos 42 minutos e aquela parecia a última chance gremista no jogo. Mas aos 47 minutos, o melhor jogador gremista do ano tirou um coelho da cartola. De calcanhar, Everton abriu o placar e garantiu a 14ª vitória do Grêmio no Brasileirão. Um golaço de jogador de seleção brasileira.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO 2018 – 27ª RODADA
FLUMINENSE 0x1 GRÊMIO
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29 de setembro de 2018, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Arbitragem: Raphael Claus (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Dodi (Fluminense), Leonardo Gomes, Alisson (Grêmio)
Gol: Everton (Grêmio) – 47 min/2ºT
Publicidade
FLUMINENSE
Júlio César; Roger Ibañez, Gum (Marcos Júnior) e Digão; Léo (Mateus Norton), Junior Sornoza (Kayke), Richard, Dodi e Ayrton Lucas; Luciano e Everaldo
Técnico: Marcelo Oliveira
GRÊMIO
Paulo Victor; Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Kaio, Maicon, Jean Pyerre (Thonny Anderson) e Douglas (Thaciano); Pepê (Everton) e Alisson
Técnico: Renato Portaluppi
This website uses cookies.