Categories: Esportes

Goiás tem dez jogadores com Covid-19 e jogo contra o São Paulo é suspenso

O jogo entre Goiás e São Paulo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, foi suspenso devido a casos de Covid-19 no elenco do time goiano. A partida estava marcada para as 16 horas deste domingo, no estádio da Serrinha, em Goiânia, mas acabou sendo adiada minutos antes de começar, após pedido do clube da casa.

O Goiás entrou com liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para solicitar a suspensão da partida. O clube alegou que dez dos 23 jogadores concentrados para a partida deram resultado positivo em teste para o novo coronavírus. Assim, o time teria apenas 13 jogadores para a partida, sendo 11 titulares e dois no banco de reservas.

O STJD acatou o pedido do Goiás quando os jogadores do São Paulo já estavam em campo. O Goiás já até havia divulgado a escalação para o confronto.

Publicidade


LEIA TAMBÉM: Com gol de Guerrero, Inter estreia com vitória no Brasileirão

“Infelizmente, fomos comunicados desses resultados positivos apenas no dia de hoje (domingo). Todos os jogadores que testaram positivo estavam concentrados. Diante desse fato a gente preferiu agir com coerência, pedindo para que o jogo fosse adiado. Entramos com a liminar no STJD com essas alegações”, disse Marcelo Almeida, presidente do Goiás, em entrevista à TV Globo.

“Esportivamente seria uma coisa totalmente descabida. Infelizmente dessa forma eu acho que a melhor atitude foi o pedido dessa liminar, com o intuito de rever essa partida. Ia ser uma festa bonita, mas por questões de segurança e saúde, já que os dez atletas estavam concentrados. Nós recebemos um comunicado da CBF, extraoficial, que o jogo foi adiado”, declarou o dirigente.

Publicidade

Pelas redes sociais, a CBF confirmou a suspensão do jogo. “CBF suspende partida entre Goiás e São Paulo válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A”, disse o perfil da Diretoria de Comunicação da entidade, nas redes sociais.

Mais cedo, o Goiás informou que vinha fazendo cerca de 70 testes semanalmente, do tipo RT-PCR (que detecta a presença do vírus), nos jogadores, membros da comissão técnica e funcionários do departamento de futebol que trabalham no centro de treinamento e nos jogos.

Só que os últimos exames feitos pelo clube foram invalidados pela CBF e uma nova rodada de teste foi realizada em um laboratório escolhido pela entidade na última sexta-feira. E, ao contrário das vezes anteriores, as amostras detectaram dez atletas infectados.

Publicidade

Segundo o clube goiano, os resultados dos testes só foram apresentados na manhã deste domingo, não respeitando, portanto, o período de 24 horas de antecedência para informar os resultados. Os contaminados estavam concentrados, dormindo dois atletas por quarto. O clube esmeraldino, então, decidiu realizar por conta própria uma nova bateria de exames nos jogadores contaminados e aguarda os resultados dos testes.

LEIA TAMBÉM: Definidas as datas dos confrontos finais do Gauchão


Jogo da Série C também é adiado

Publicidade

O jogo entre Treze e Imperatriz, pela primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, teve de ser suspenso pelo mesmo motivo de Goiás e São Paulo: 12 integrantes da delegação do Imperatriz tiveram teste positivo. São nove jogador e três membros da comissão técnica.

O clube maranhense só tinha 19 atletas disponíveis para o jogo, portanto, ficou com menos de um time titular. A CBF decidiu pelo adiamento e ainda vai divulgar a nova data da partida, que deveria ter iniciado às 16 horas deste domingo, 9.

“A Confederação Brasileira de Futebol comunica que a partida entre Treze Futebol Clube e Sociedade Imperatriz de Desportos, válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C 2020, que seria realizada neste domingo, 9, no Estádio Amigão, em Campina Grande, foi adiada em virtude dos resultados dos testes realizados junto ao elenco da Sociedade Imperatriz de Desportos, que constataram, em prova e contraprova, a contaminação por coronavírus de 12 dos 19 jogadores inscritos pela equipe maranhense na competição. Oportunamente, a Diretoria de Competições da CBF informará a nova data para realização da partida”, disse a CBF em nota.

Publicidade

Nas redes sociais, o zagueiro Breno Calixto, do Treze, criticou a CBF. “Incrível como nosso país é desorganizado em todas as áreas, no mínimo os resultados eram para terem chegados 48 horas antes do jogo, chegaram às 23 horas de ontem (sábado) e graças a Deus nenhum positivo nosso, mas nosso adversário testou 12 positivos de 19. Acorda CBF, mais organização”, disse o jogador.

Após o adiamento, o técnico Paulinho Kobayashi afirmou que não comanda mais o Imperatriz, que busca o acesso na Série C e está nas semifinais do Campeonato Maranhense. Iniciada no final de outubro da temporada passada, esta foi a terceira passagem do comandante à frente do clube. O próprio treinador, aliás, utilizou as redes sociais para confirmar a saída.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.