Categories: Regional

Giovane Weber: ‘Encerramento em grande estilo’

Olá, pessoal! Tudo bem? Então nessa sexta-feira chegamos ao final de nossa jornada da expedição Os Caminhos do Tabaco 2020, depois de percorrermos mais de 3 mil quilômetros, entre asfalto e estradas de chão, muitas vezes em terreno muito íngreme e de difícil acesso. E concluímos o percurso com a visita a uma família no interior de Canguçu, na região Sul do Rio Grande do Sul, município que é o maior produtor dessa cultura no Estado e no País. Trata-se do casal Ariel Bohm e Cátia Rodrigues, com o filho Enthony. Eles têm 100 mil pés de tabaco e 2 mil pés de laranja em várias fases de crescimento e de produção.

LEIA MAIS: Caminhos do Tabaco: um sublime paraíso familiar

O tabaco foi a base de tudo

Publicidade

No caso de Ariel e Cátia, eles já haviam residido e trabalhado em ambiente urbano. Porém, como disse o próprio Ariel, a cidade pode ser boa, mas talvez não tenha sido feita para todos. Decidiram voltar à lida com o tabaco em 2009, época em que a propriedade possuía apenas uma casinha simples. Dez safras depois, e após muito tabaco ter sido plantado e comercializado, dispõem de uma residência ampla e confortável e de quatro estufas elétricas, de carro e moto, fora as demais benfeitorias, como galpões. Só entre trator e implementos agrícolas soma-se um valor de aproximadamente R$ 150 mil. Isso tudo veio do tabaco, e todas as propriedades que visitamos ao longo da semana, em nossa expedição, encontram-se nesse nível, de bom desenvolvimento, sempre graças à produção de tabaco. Abaixo, compartilhamos um registro de uma das áreas de lavoura desta safra, onde a segunda apanha acabou de ser colhida.

LEIA MAIS: Giovane Weber: de volta ao Estado e em direção ao Sul

A colheita seguirá até o mês de abril

Publicidade

Diferentemente da região do Vale do Rio Pardo e de todo o centro do Estado, que já finalizou a colheita do tabaco desta safra, a família Bohm só concluirá essa etapa em abril. O ciclo no Sul do Estado já é tardio ao natural; porém, nesta temporada, a estiagem que castigou a região atrasou ainda mais o desenvolvimento e, consequentemente, a colheita. Ariel e Cátia têm tabaco na lavoura com aspecto muito bom, mas eles também projetam quebra na safra. O que alegra o casal é a boa qualidade das folhas já curadas, e que estão armazenadas no galpão. Há poucas folhas da classe R em relação à safra passada, o que garantirá peso e valor ao tabaco produzido.

LEIA MAIS: Caminhos do Tabaco: a aposta na variedade Burley

Foi uma valiosa experiência

Publicidade

Chegamos assim ao fim da quinta expedição Os Caminhos do Tabaco. Para mim, foi a terceira viagem, mas a primeira em conjunto com a Gazeta, agregando valor ao trabalho de ambas as partes. Nossa maior satisfação foi ver em quantas capas do jornal o agricultor e o tabaco estiveram em destaque. Fica o agradecimento aos produtores que nos receberam com tanto entusiasmo, abrindo sua propriedade para que pudéssemos mostrar tudo o que haviam conquistado com essa cultura, que é tão importante para a pequena propriedade do Sul do Brasil. Meu grande abraço ao jornalista Romar Beling, ao fotógrafo Lula Helfer e ao meu colega de página Alan Toigo, que me acompanharam ao longo da semana. E a vocês, leitores, que nos prestigiaram lendo o conteúdo produzido, bem como a nossos patrocinadores. Até a próxima! Agricultura, Braço Forte Desta Terra!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.