Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Gincana incentiva crianças a conhecer as tradições na comunidade de São José

Foto: Rodrigo Assmann

Familiares acompanharam as apresentações culturais no encerramento da 9a gincana

A comunidade de São José da Reserva, interior de Santa Cruz, marcou presença no encerramento da 9ª Gincana Farroupilha nessa sexta-feira, 27. Promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Emanuel, o evento envolveu alunos do 3º ao 9º ano em atividades voltadas à promoção do tradicionalismo.

LEIA TAMBÉM: Alunos transformam pichações em pinturas nas portas dos banheiros de escola

Divididas em duas equipes, Chimangos e Maragatos, as crianças realizaram 22 tarefas. Além das apresentações de danças e versos rimados, precisaram montar e decorar seus próprios acampamentos farroupilhas.

Publicidade

A cultura esteve em evidência na preparação de pratos típicos e desenhos. Também participaram de provas esportivas, como tiro de laço, bocha, pênalti de bombacha e corrida do saco.

A adolescente Júlia Eisenhart, 13 anos, foi a patroa da equipe Maragatos. Com essa missão, a estudante da turma 71 do sétimo ano precisou organizar as tarefas e os colegas. Apesar da responsabilidade, assumiu a liderança com entusiasmo e o desejo de aprender mais sobre a cultura gaúcha. “Vai muito além de uma gincana e a conquista do prêmio. É um momento de adquirir conhecimento e dar o máximo de si”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Concurso de redação faz a divulgação dos vencedores

Publicidade

Para a jovem, as tarefas estimularam toda a escola a aprender mais sobre cultura, gastronomia e arte. Puderam ainda ter acesso ao trabalho de Jayme Caetano Braun, pajador e poeta homenageado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) nos Festejos Farroupilhas 2024. “Aprendi mais do que podia imaginar”, ressaltou Júlia.

De acordo com o diretor da instituição, Juliano Ottes, a tradicional gincana mobiliza a comunidade escolar. E ao levar conhecimento e promover brincadeiras, preserva e fortalece a cultura gaúcha. 

Segundo ele, as tarefas são elaboradas a partir do temas dos festejos, que também estão presentes dentro da sala de aula. “Não é apenas uma diversão, um momento sem aula, mas um momento de aprendizado e de fazer com que as crianças tenham gosto e valorizem nossas tradições”, destacou.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.