Cultura e Lazer

Gincana Cultural vai testar conhecimentos de estudantes sobre a imigração alemã

A Gincana Cultural da Imigração Alemã chega à segunda edição nesta quarta-feira, 17, no Ginásio Poliesportivo Arnão. Divididos em equipes, estudantes de sete escolas de Santa Cruz do Sul vão realizar diferentes atividades para demonstrar conhecimento sobre o tema e somar pontos. A organização já disparou três tarefas que deverão ser completadas de maneira antecipada e apresentadas durante o evento, previsto para começar às 8h15 e se estender até as 16h30.

A primeira tarefa consistiu na gravação de um reel (vídeo curto, em formato vertical, tradicional nas redes sociais) onde pelo menos dez integrantes da equipe devem executar a coreografia do Schuhplattler. Trata-se de uma das danças mais antigas da Europa, possivelmente criada pelos povos ilíricos e celtas e executada em celebrações religiosas e populares. Atualmente, são mais tradicionais nas regiões alpinas da Alemanha, Áustria e Itália.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz celebra o Dia Mundial do Rock no próximo sábado

Publicidade

Na segunda atividade, os participantes tiveram que criar novamente um vídeo, com duração mínima de dois minutos e máxima de quatro minutos, buscando estimular a reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos climáticos extremos ocorridos em abril e maio. Para tanto, além de gravações próprias, os estudantes puderam usar e editar imagens disponíveis na internet. Já a terceira tarefa exigiu a criação de uma identidade visual das equipes a partir de materiais reciclados. A criação pode ser um cartaz, bandeira, brasão ou assemelhados, conforme a preferência.

Estão inscritas equipes da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás; Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Alfredo Kliemann; EEEM Nossa Senhora da Esperança; EEEM Santa Cruz; EEEM Affonso Rabuske; EEEM Monte Alverne e EEEM Nossa Senhora do Rosário. A realização é da Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz, com divulgação da Gazeta Grupo de Comunicações e promoção da Rádio Gazeta FM 107,9. O apoio é da 6ª Coordenadoria Regional de Educação e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), com patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul e Sicredi.

LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores destaca 200 anos da imigração alemã no Brasil

Publicidade

O que disseram

“A Gincana Cultural propicia aos estudantes um resgate histórico, possibilitando um aprofundamento cultural e dos costumes.”

Bruna Gabriela Pereira da Silva, professora da EEEM Santa Cruz

“A participação dos alunos é fundamental para promover o entendimento histórico, valorizar a diversidade cultural e fortalecer a identidade local.”

Josiane Pires, professora da EEEM Nossa Senhora do Rosário

“É importante para os alunos conhecerem as origens das diferentes etnias que formaram a população santa-cruzense.”

Publicidade

Sabrina de Moraes, professora da EEEM Nossa Senhora da Esperança

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.