Contando com 91 ginastas, o Departamento de Ginástica Artística e de Trampolim do Colégio Mauá teve o maior número de participantes entre as entidades visitantes na 14ª Copa Escolar de Ginástica de Trampolim da Univates, em Lajeado, ficando atrás apenas da entidade sede. O evento, realizado no último sábado, 15, e chancelado pela Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul, bateu recorde em número de inscritos, totalizando 378 ginastas.
As Copas Escolares de Ginástica de Trampolim são divididas em Pré-Nível (de 3 a 6 anos), Nível 1 (iniciantes a partir dos 7 anos), Nível 2, Nível 3A e Nível 3B. De acordo com a idade e a pontuação obtida em cada evento, o ginasta é classificado em Subníveis, de 1 a 10. Ao alcançar o 10, passa a participar do Nível seguinte na próxima etapa, com novos e progressivos exercícios e séries nos aparelhos Trampolim (conhecido popularmente por cama-elástica), Tumbling (pista de solo acrobático) e Minitrampolim (salto precedido de corrida e finalizando em um colchão).
LEIA TAMBÉM: Treinão de vôlei é novidade em Santa Cruz
Publicidade
Na parte da manhã, aconteceu a competição dos atletas a partir de 10 anos, dos Níveis 1, 2, 3A e 3B. Nestas faixas etárias, os atletas do Colégio Mauá que conquistaram o Subnível 10 foram: do Nível 2, Mariana Beskow Fripp Heinrich (15 anos), João Vitor Seidel e Sofia Fischborn Lopes (13 anos) e Nicolas Persson Schuck (11 anos); e, do Nível 1, Giovana Lersch (10 anos), Antonella Tavares Fredrich, Dora Swarowsky Moraes, Isabela May Cassol, Laura Copelo Bremm, Laura Gabe, Ana Carina Preussler da Silva (11 anos) e Nina Swarowsky Moraes (14 anos).
À tarde ocorreu a participação dos pequenos ginastas do Pré-Nível, com idades entre 3 e 6 anos, e de 7, 8 e 9 anos, do Nível 1. Neste grupo, foi a vez da ginasta de 6 anos, do Pré-Nível do Colégio Mauá, Julie Severo Rosa, obter o Subnível 10. A conquista lhe confere a possibilidade de competir no Nível 1 na próxima etapa.
LEIA TAMBÉM: Camp de basquete agita crianças e adolescentes no Colégio Mauá
Publicidade
Recorde
A ginasta Ana Carina Pressler da Silva ainda foi destaque pela pontuação obtida, 233 pontos (de um total de 245 possíveis), a maior do evento. O feito foi alcançado pela atleta a partir da execução dos sete exercícios e séries de trampolim com maior pontuação dentre as opções do seu nível, o 1.
Premiação melhor por idade
Ao ginasta que obtém a maior pontuação para a sua idade, independente do nível em que participa, é concedida uma medalha de ouro Melhor por Idade. Quatro estudantes do Mauá obtiveram essa conquista, sendo a entidade com o maior número de medalhas. Da categoria 11 anos, a vencedora foi Ana Carina Preussler da Silva, do Nível 1; 13 anos, Sofia Fischbornn Lopes, Nível 2; 14 anos, Nina Swarowsky Moraes, do Nível 1, e 17 anos ou mais – Larissa Rossi Penha, do Nível 3B.
LEIA TAMBÉM: União Corinthians é superado pelo Sesi/Franca no LDB
Publicidade
Troféu destaque
Ao chegar ao último nível da Copa Escolar de GTR, o Nível 3B, os ginastas buscam conquistar o Troféu Destaque de Copas Escolares, concedido aos que obtém o Subnível 10. Com este objetivo, Larissa Rossi Penha, de 17 anos, e Igor Machado Guelso, 15 anos, que conquistaram o Subnível 9 no sábado, estão intensificando os treinamentos para tentar o 10 por ocasião da última etapa do ano, a 18ª Copa Colégio Mauá de Ginástica de Trampolim, que será realizada em 8 de outubro, no ginásio do educandário, contando com toda a torcida da comunidade escolar.
Foram responsáveis pela equipe do Colégio Mauá as professoras Cristina Weigel e Emília Dopke, acompanhadas pelos auxiliares técnicos Stefânia Bernardy e Anderson Souza.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!