Muitas atividades estão previstas para o longo do dia no 19º Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo, em Venâncio Aires. A realização é da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Fórum local e da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. O encontro reuniu cerca de 800 pessoas nesta terça-feira, 12, no Ginásio de Exposições do Parque Municipal do Chimarrão. O tema deste ano é “Conviver é tri – em defesa do cuidado em liberdade”. Grupos de usuários dos serviços de saúde mental de diversos municípios da região e profissionais da área da saúde participam das atividades que iniciou com credenciamento, café da manhã, solenidade de abertura, depoimentos de usuários e familiares, ginástica laboral, contação de histórias, show de talentos almoço e baile.
O prefeito Airton Artus disse que a realização do evento em Venâncio é uma forma de manter a autoestima, a igualdade e altivez de cada participante. “Essa turma de servidores da saúde veste a camisa se tratando dos serviços envolvendo o auxílio a dependentes químicos. Estamos atingindo um nível quase de excelência”, destacou. O secretário de Saúde, Celso Artus também frisou a importância do trabalho realizado pelos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) e Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil, que somados contam com mais de 7 mil cadastrados apenas em Venâncio Aires.
Nos depoimentos, os pacientes e familiares contaram sobre os tratamentos e de como melhoraram de forma significativa seus comportamentos perante a sociedade. “A equipe do Caps retira das ruas quem tem problema. Participo toda a semana de reuniões e estes encontros com os profissionais de saúde é um céu aberto para quem tem dificuldades com as drogas”, ressaltou o pai de um usuário.
Publicidade
O Fórum Regional da Saúde Mental trata de um movimento social aberto à participação de todos os interessados e identificado com a luta antimanicomial. Participam da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde os municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo, Sinimbu, Mato Leitão, Pantano Grande, Vera Cruz, Candelária, Vale do Sol, Passo do Sobrado, Vale Verde, Herveiras e Gramado Xavier. A cada ano a atividade acontece em uma cidade da região para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio.
Publicidade