O prefeito de General Câmara, Marcinho Brandão, recebeu na semana passada o comandante da 3° Região Militar, general de Divisão Rodrigo Ferraz Silva, e demais dirigentes para tratar sobre os imóveis do Arsenal de Guerra. Ficou definido o uso do ginásio do Exército para as aulas da Escolinha de Futebol Camarense. A reunião teve a participação do vice-prefeito, Thiago Reichel, e do ex-prefeito Helton Barreto.
As equipes da Prefeitura começaram nesta semana a limpeza, manutenção e ajustes do local para o uso pela escolinha. O prefeito afirma que isso abrirá mais um espaço adequado para a prática esportiva.
LEIA MAIS: Arsenal de Guerra encerra as atividades
Publicidade
O Arsenal de Guerra General Câmara encerrou suas atividades no município no fim do ano passado. A desativação, prevista desde 2022, concluiu um ciclo de 89 anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro e à comunidade no Rio Grande do Sul. A decisão fez parte de um processo de reestruturação das Forças Armadas, com objetivo de modernizar e racionalizar as operações logísticas. As atividades do Arsenal, que incluíam a fabricação, manutenção e modernização de equipamentos militares, foram transferidas para o Parque Regional de Manutenção de Santa Maria.
Fundado em 1935, quando o município ainda era conhecido como Margem do Taquari, o Arsenal desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da região. Em 1939, sua presença foi decisiva para a transferência da sede municipal de Santo Amaro do Sul para o local atual. Em 1940, recebeu o nome de Arsenal de Guerra General Câmara, em homenagem ao Marechal José Antônio Corrêa da Câmara.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!