A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) elegeu, na manhã desta terça-feira, 25, a nova diretoria para o biênio 2025-2026. O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, foi aclamado em eleição de chapa única, tomando posse logo após o pleito. Entre os desafios do setor, em especial, em ano de Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP-11), está a valorização do setor e a busca pelo apoio do governo brasileiro ao fim das sansões à cadeia produtiva do tabaco.
De acordo com o presidente, a responsabilidade de estar à frente da Amprotabaco pode ser medida em números do setor. Mais de 500 municípios estão envolvidos nesta cadeia produtiva, que nos três estados do Sul do Brasil estima-se envolver mais 130 mil produtores. “A representação de todo este contingente é um desafio bastante grande, pois falamos de um setor que tem impacto direto na economia e no bem-estar social das comunidades inseridas na cadeia produtiva do tabaco”, avalia o novo presidente, eleito e empossado após a abertura oficial da Expoagro Afubra.
LEIA TAMBÉM: Lavouras demonstrativas garantem beleza e produtividade na Expoagro
Publicidade
Becker que é profundo conhecedor do assunto. Filho de produtores e atualmente produtor de tabaco do interior de Vera Cruz – um dos grandes municípios produtores de tabaco – diz sentir-se preparado para levar as pautas da cadeia produtiva e ampliar a representatividade do setor em todo o país. “Temos que criar uma agenda de discussões, no âmbito regional, envolvendo os três estados do Sul do Brasil e o governo federal. Este trabalho deverá anteceder a Conferência das Partes, marcada para novembro deste ano. Por isso, precisamos mobilizar todos o maior número de municípios envolvidos nesta produção, para que juntos tenhamos vez nestas discussões que envolvem a diplomacia brasileira”, aponta. Para realizar esta mobilização, o novo presidente quer motivar um número maior de municípios da Região Sul do Brasil, a ingressarem na entidade.
Junto com a nova diretoria, o ex-presidente Marcos Vinícius Pegoraro, do município de Canguçu, foi empossado secretário-executivo da Amprotabaco, ocupando o cargo, até então, do ex-prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff. Pegoraro era o atual presidente da Amprotabaco. “Nossa gestão foi marcada por grandes desafios, como a pandemia e os próprios eventos climáticos, como a estiagem e as enchentes. No entanto, o desafio segue agora, na mobilização de um número maior de prefeitos para caminhar junto da nossa entidade”, pontua Pegoraro.
Diretoria Amprotabaco 2025-2026
- Presidente: Gilson Becker – prefeito de Vera Cruz/RS;
- Vice-presidente: Emerson Maas – prefeito de Mafra/SC;
- Vice-presidente: Fernanda Sardanha – prefeita de São Mateus do Sul/PR;
- Vice-presidente: Paulo Joel – prefeito de Boqueirão do Leão/RS;
- Secretário: Leandro Jasinki – prefeito de Rio Azul/PR;
- Vice-secretário: Paulo Gilberto Schmitt – prefeito de Progresso/RS;
- Tesoureiro: Tiago Szortyka – prefeito de Dom Feliciano/RS;
- Vice-tesoureiro: Mario Cesar – prefeito de São João do Triunfo/PR.
LEIA TAMBÉM: Expoagro é oficialmente aberta em Rio Pardo
Publicidade
Conselho Fiscal
- Abner Dillmann – prefeito de Camaquã/RS;
- Arion Braga – prefeito de Canguçu/RS;
- Sérgio Moraes – prefeito de Santa Cruz do Sul;
- Douglas Modesto – prefeito de Ipiranga/PR;
- Norton Soares – prefeito de Restinga Seca/RS;
- Rodrigo de Souza – prefeito de Petrolândia/SC.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade