O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizou reunião mensal nesta quarta-feira, 11, no Salão Nobre do Palacinho. O tema principal do encontro foi o andamento das atividades relacionadas ao Pacto Santa Cruz pela Paz, programa municipal de prevenção à violência.
O grupo conta com a participação de representantes de diversas secretarias municipais, do Ministério Público e dos órgãos de segurança pública.
O encontro foi aberto pela prefeita Helena Hermany. Ela enalteceu a mobilização em torno da iniciativa. Para a chefe do Executivo, o investimento em prevenção é eficaz, barato e dá resultado. “Este programa vai transformar a nossa comunidade e o envolvimento de todos é fundamental.”
Publicidade
Conforme o secretário de Governança e Relações Institucionais e coordenador do Pacto, Everton Oltramari, é preciso acompanhar a evolução das ações propostas pelo Pacto, com cada secretaria responsável informando o andamento dos programas sob sua responsabilidade.
LEIA MAIS: Programa Conte Comigo forma facilitadores entre os profissionais da educação
A capacitação dos servidores para a implementação dos programas e ações marcou o início do eixo de prevenção do mecanismo, de acordo com a presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo Soares. Nesta linha, enfermeiros e agentes comunitários receberam formação no Programa Ame, focado no treinamento alimentar e de cuidadores para a educação sem violência. Conforme a secretária da Saúde, Daniela Dunke, a meta é atingir o atendimento de 500 famílias por ano.
Publicidade
Na Educação, 180 profissionais da rede municipal e 200 da estadual foram qualificados. Eles estarão envolvidos na aplicação de dois programas: o Conte Comigo treina mães, pais e professores de educação infantil para estimular o desenvolvimento cognitivo da criança e o fortalecimento de vínculos; o Seja está voltado para estudantes do ensino fundamental. “São crianças e adolescentes que precisam desta ferramenta e, agora, vão dispor dela”, declarou Tâmara.
O GGIM é um fórum deliberativo e executivo, para a implementação de ações e políticas públicas de prevenção à violência e combate à criminalidade.
LEIA TAMBÉM: Apesc é a nova parceira da Prefeitura no projeto Guarda-Costas
Publicidade
Idosos
O GGIM demonstrou insatisfação com a negativa por parte da chefia de polícia do Estado para a criação de uma Delegacia de Proteção ao Idoso no município. A ideia, lançada pelo líder do governo na Câmara, vereador Henrique Hermany, já havia recebido indicação do Legislativo municipal e moção de apoio do próprio GGIM para a sua implantação.
O parlamentar questionou os critérios apresentados para rejeitar o pleito santa-cruzense. Conforme o órgão estadual, além da população mínima acima de 8 mil habitantes na área de atuação do órgão a ser criado, também é necessário volume de ocorrências absoluto igual ou superior a 3.000/ano e nível de criminalidade igual ou superior a 15.200 pontos/ano. “Se pensarmos assim, teremos que esperar que Santa Cruz chegue a um cenário de caos para que a delegacia seja implementada”, comentou.
LEIA MAIS: Secretário Oltramari realiza visita a Pelotas para conhecer experiências de gestão
Publicidade
Conforme Hermany, vem ocorrendo uma crescente no número de crimes cibernéticos e bancários contra pessoas da terceira idade, além de outras violências a que os idosos estão expostos. Para o parlamentar, é necessário reconhecer a necessidade desta parcela da população. O GGIM decidiu por manter a mobilização em torno do objetivo e buscar a sensibilização das autoridades estaduais para o atendimento da demanda, com a instalação de uma delegacia ou ao menos um cartório para atender aos idosos no município. O Promotor de Justiça Flávio Passos colocou o MP à disposição do GGIM para gestionar esse pleito junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública
LEIA MAIS
- Pacto Santa Cruz pela Paz inicia ações do Programa Ame
- Programa Seja é lançado nas redes municipal e estadual de Educação
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade