Após reunião realizada na última semana na Prefeitura Municipal de Sobradinho, ficou definido que a gestão do Hospital São João Evangelista – Unidade 2, será compartilhada. Outra reunião para as tratativas que dizem respeito à parte admnistrativa da casa de saúde – que enfrenta grave crise financeira – foi realizada na tarde dessa segunda-feira, 8, após o fechamento desta edição.
Em entrevista ao Giro Regional da Rádio Gazeta FM, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí, Vanoir Koehler, que está envolvido na mobilização, disse que há um empenho muito grande da atual gestão e dos municípios parceiros da região para manter o funcionamento do hospital. “A ajuda já está acontecendo. Sobradinho já repassou um aporte, com a ajuda dos vereadores, um valor para que o hospital dar sequência ao seu funcionamento”, explicou.
A esperança, conforme Koehler, é de obter uma possível melhora na atual situação financeira do Hospital, que não está conseguindo quitar a folha de pagamento até o quinto dia útil de cada mês. Segundo ele, a primeira iniciativa será o planejamento das contas e dos gastos em geral. “A crise nunca foi escondida pela atual direção. O que vamos buscar é um denominador comum para que a gente possa dar tranquilidade aos trabalhadores”, disse.
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O atraso no pagamento dos salários motivou protestos dos funcionários do hospital. Primeiro, logo no começo do ano, que incluía também a reivindicação pelo pagamento do 13º salário. Em setembro, os trabalhadores voltaram a cruzar os braços e, com faixas e cartazes, chamavam a atenção da população para a situação que estavam enfrentando.
Na ocasião, o auxiliar administrative Alex Schefer admitiu que não há como quitar os salários dentro do prazo determinado por lei, fazendo com que o dinheiro caia na conta somente a partir do dia 25 de cada mês.
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