Santa Cruz do Sul

Gersi Rodrigues recebe homenagem em reinauguração do ginásio do Bairro Bom Jesus

O professor Gersi David Rodrigues, falecido em 2017, foi homenageado nessa quinta-feira, 17, em Santa Cruz do Sul, durante cerimônia considerada como a reinauguração do ginásio do Bairro Bom Jesus. O local abriga as atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Integrar, da Prefeitura.

O evento foi organizado pela viúva de David Rodrigues, que dá nome ao ginásio desde 2019, mas na época não houve cerimônia de inauguração. Agora, a família aproveitou a Semana da Consciência Negra para reparar essa lacuna. Maria de Lourdes Nascimento se emocionou com as palavras de personalidades do bairro e amigos do ex-professor, que atuou por 40 anos em escolas estaduais.

LEIA TAMBÉM: Abolição da escravatura: um dia para refletir sobre a desigualdade racial

Publicidade

Maria de Lourdes: momentos de emoção

“Ver a presença das crianças foi além do que eu esperava, pois ele trabalhou a vida inteira com crianças. Achei que não ia aguentar a emoção”, disse Maria. “Eu e meu marido tivemos uma convivência muito bonita. Nos conhecemos quando ele tinha 12 anos e eu 9, coisa de criança mesmo, algo muito lindo, muito puro. A gente se amava de verdade, e vou carregar essa saudade para o resto da minha vida.” A cerimônia contou com a presença dos alunos da escola do Bairro Bom Jesus.

Um dos participantes foi o bispo emérito dom Gílio Felício, que lembrou com carinho do amigo que inspirou muitas pessoas. “Foi um grande parceiro nas atividades da Paróquia da Conceição, apoiador da minha missão como seminarista. Ele procurou fazer de tudo para que crescesse em muitas pessoas, aqui em Santa Cruz e em outras cidades, a valorização da vida dos afrodescendentes e de tantas outras culturas”, relatou.

LEIA MAIS: Programação da Semana Negra começa nesta quinta-feira

Publicidade

Para Amarildo Laerte Rodrigues, um dos filhos do professor David Rodrigues, o evento foi maior do que o esperado. Ele é um dos integrantes do Grupo de Danças Olodum, criado por Rodrigues e pela esposa Maria de Lourdes há 35 anos. Na época, não havia nenhum grupo de danças afro na cidade. Várias pessoas já passaram pelo Olodum, que hoje está somente no núcleo familiar. “A homenagem foi além da expectativa, senti muito boas energias”, afirmou Amarildo, um dos nove filhos do homenageado.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.