O livro “Gentre & História – Protagonistas do Centro Serra”, com 288 páginas, produzido pela Editora Centro Serra, será lançado às 19h30 desta sexta-feira, 8, na Praça 3 de Dezembro, em Sobradinho, integrando a programação da 22ª Feira do Livro (leia mais na página 14). A obra tem como organizadores o jornalista Hélio Scherer e a professora Clara Luiza Montagner. Na oportunidade, além de todos os membros da Academia Centro Serra de Letras, deverão estar presentes os 80 autores das biografias e seus familiares, autoridades, pessoas ligadas à área cultural e público em geral.
Conforme o presidente da Academia Centro Serra de Letras, Cesar Roberto Brixner, em 2014 a entidade acolheu sugestão do acadêmico Gerson Lisboa, de reunir em um livro as biografias de 100 protagonistas da história da região Centro Serra, já falecidos. Foi, então, elaborado um planejamento dessa obra com o objetivo principal de resgatar a memória das trajetórias de vida e a importância dessas pessoas para o desenvolvimento social, cultural, econômico, esportivo e político da região, compreendida pelos municípios de Sobradinho, Arroio do Tigre, Ibarama, Segredo, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Tunas e Estrela Velha.
O projeto foi amplamente divulgado nos meios de comunicação e em um folder entregue nas escolas e nas secretarias municipais de Educação e Cultura dos municípios de abrangência, pelo então presidente da Academia, Hélio Scherer. Apesar disso, o retorno inicial foi pequeno. O prazo para entrega dos textos foi ampliado sucessivas vezes, proporcionando até que um de seus autores também fizesse parte deste livro como protagonista biografado. É o caso de Ovídio Antônio Bavaresco que era sócio honorário da Academia Centro Serra de Letras e que escreveu duas biografias antes de falecer, em 2016.
Publicidade
Em 2017, a Academia retomou o projeto. Novas investidas foram feitas. A meta de 100 biografias não foi alcançada, mas as 90 inseridas no livro têm um significado especial: Sobradinho comemora, em 2017, 90 anos de emancipação. Tanto o presidente quanto os organizadores dessa obra ressaltam que o protagonismo histórico da região não se resume aos nomes constantes no livro. Muitos, por razões alheias ao que desejavam os membros da Academia de Letras, não estão entre os retratados no livro. E eles poderão perfeitamente compor um segundo volume de memórias de indivíduos que souberam fazer a diferença, dentro e fora de suas comunidades.
This website uses cookies.