O Road-Show 2022, roteiro organizado pela Texto Comunicação Corporativa, de São Paulo, e integrado por 20 jornalistas de oito estados, que ao longo desta semana percorre ambientes do agro paulista, na última quinta-feira, 28, fez uma parada na Agro-Pecuária CFM, em Pitangueiras, a cerca de 350 quilômetros da capital do Estado. Empreendimento de origem inglesa com 114 anos de presença no País, a CFM atua em ramos distintos do agro, como cana-de-açúcar, pecuária de corte e florestas, mas em décadas anteriores já investiu igualmente em laranja e leite.
A fazenda de Pitangueiras, com área de 6.610 hectares, é totalmente voltada à produção de cana. Só nessa cultura, a CFM explora 15 mil hectares, com matéria-prima fornecida para as usinas São Martinho e Cofco, esta de Magda, em São Paulo. No todo, a empresa possui quatro fazendas – duas em São Paulo, para produção de cana-de-açúcar, e duas em Mato Grosso do Sul, uma para seleção de touros Nelore e outra para floresta.
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O programa de Nelore é um dos projetos revolucionários da CFM em favor da genética bovina nacional. Uma das áreas em Mato Grosso do Sul tem 12 mil hectares de eucalipto, fornecido para as empresas Vetorial e Suzano.
Ao todo, a CFM alcançou faturamento de R$ 217 milhões em 2021, com 67 mil hectares de terra própria, empregando 400 colaboradores e 300 unidades de máquinas em ação no campo. Na pecuária são 13 mil hectares de pastagem, como informa o presidente-executivo da empresa, Geraldo Martins, com rebanho de 25 mil cabeças e 11 mil fêmeas em reprodução. “É esse trabalho que divulga a nossa marca em todo o País e também para o exterior”, enfatiza. E Martins ainda faz questão de salientar a manutenção de 23 mil hectares de vegetação nativa, o que inclui a primeira reserva de proteção permanente nacional (RPPN), a Fazenda Lageado.
Tamires Neto, gerente de pecuária da CFM, detalhou para o Road-Show a expertise diferenciada que o grupo desenvolveu com o Nelore criado a pasto, a ponto de a genética da empresa ter se tornado uma grife, e destacou as parcerias que a empresa já estabeleceu em todo o Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul. Tamires ressaltou que a CFM mira o pasto como a dieta dos animais, porque essa é a grande marca da proteína bovina brasileira para o mercado internacional.
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A CFM atua com cria, recria e engorda de 100% de rebanho próprio, a pasto. “Temos o ciclo completo, sem compra de animais, sendo assim autossuficientes. E em nosso programa de seleção perseguimos fertilidade, ganho de peso a pasto e precocidade sexual. Tudo com consistência mantida ano a ano, já desde o início, em 1980”, refere. O resultado desse trabalho se traduz num ganho médio ao desmame de 182 quilos por animal.
Para a clientela da CFM que busca se apoiar na genética da empresa para aprimorar rebanhos, o ponto alto é o Mega Leilão CFM, que neste ano, voltando ao formato presencial, será realizado no dia 18 de agosto, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Nesta que será a 24ª edição do evento, 500 touros Nelore serão colocados à venda. Ao todo, mais de 45 mil touros já foram negociados pela CFM, com mais de mil clientes, de 600 municípios, espalhados por 21 estados.
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