Categories: Regional

General Câmara anuncia auxílio a pescadores após invasão de palometas

O prefeito de General Câmara, Helton Barreto (PP), anunciou nessa sexta-feira, 7, durante uma live, um auxílio financeiro a cerca de 70 pescadores da colônia de Santo Amaro do Sul que perderam sua renda procedente da comercialização de peixes após a invasão de palometas. A espécie, da mesma família das piranhas, típica dos rios do Sul do Brasil, do Uruguai e da Argentina, tem sido vista com frequência no Rio Jacuí em vários municípios da região nos últimos meses.

Cada um dos pescadores cadastrados deve receber duas parcelas mensais de R$ 500,00. O prefeito informou que o recurso será retirado do Tesouro Livre do Município. No entanto, para a reposição do valor utilizado, o deputado federal Jerônimo Goergen (PP) destinou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil.

LEIA TAMBÉM: Audiência pública sobre a invasão de palometas no Rio Jacuí é adiada

Publicidade

Além de morder as pessoas, as palometas comem outros peixes e, por isso, os pescadores estão sendo afetados na sua renda mensal. Barreto disse que os trabalhadores do setor não têm mais dinheiro para pagar suas contas mais básicas diante das perdas com o ataque das palometas. O deputado Goergen informou que ainda trabalha para que o governo federal crie um auxílio financeiro.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa discutiu a invasão das palometas no Rio Jacuí e suas consequências em reunião ordinária virtual na quinta-feira.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Adolfo Brito, ficou definida a criação de um grupo de trabalho, com a participação de todas as partes interessadas e sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O objetivo é buscar alternativas e soluções, dentro da ciência e da legislação, para o problema.

Publicidade

LEIA MAIS: Líderes discutem solução para a invasão de palometas no Rio Jacuí

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.