Os gêmeos do judô são destaque na escola Juliano Campos/União Corinthians. Victor Gabriel Kopp Rauber e João Guilherme Kopp Rauber estarão na disputa do Brasileiro sub-15 neste fim de semana, em Curitiba. Victor compete na faixa -81kg, enquanto o irmão está na categoria -73kg.
O pai, Tiago Rauber, é judoca e o principal incentivador dos meninos. Victor começou a treinar primeiro, aos seis anos. O judô foi uma forma de auxiliá-lo na socialização e a superar o bullying praticado pelos colegas da escola. João observava os treinos e iniciou a prática esportiva após seis meses.
Ambos interromperam as atividades pouco antes da pandemia, com a morte da bisavó, que era apoiadora dos garotos. Ambos retomaram a rotina de treinos em janeiro de 2022. João sofreu uma fratura no braço e levou três meses até se recuperar plenamente. Victor se classificou para o Brasileiro sub-13 e encerrou na quarta posição, em Curitiba. Na sequência, Victor tornou-se campeão estadual, campeão do interior e atleta destaque no ranking geral sub-13 +60kg no interior. João foi terceiro no Estadual e segundo na disputa do interior, na faixa -60kg.
Publicidade
LEIA MAIS: Dudu é exemplo de dedicação nos tatames de judô
Em 2023, o primeiro desafio do circuito foi em Capão da Canoa. Victor começou em terceiro e João foi o campeão. Classificados para o Brasileiro Região V, em Canoas, Victor encerrou em quinto e João na terceira colocação.
Publicidade
Na sequência, Victor tornou-se bicampeão estadual e bicampeão do interior na faixa +60kg. João obteve os mesmos títulos, mas na categoria -60kg. Antes da seletiva para o Brasileiro deste ano, Victor sofreu uma entorse no tornozelo, que o prejudicou nas lutas e afastou a possibilidade de classificação. João garantiu vaga, mas terminou em 16°. João se tornou atleta destaque do sub-13 do interior. Victor fechou como o 3° melhor.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Em 2024, os gêmeos passaram para o sub-15, mas foram campeões na seletiva. Conforme o pai, os judocas estão competindo de maneira constante nas copas do circuito estadual. Eles vão representar o Rio Grande do Sul entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Curitiba. O Brasileiro terá transmissão no YouTube da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Se ficarem em primeiro ou segundo lugares, garantem vaga para o Sul-Americano.
Publicidade
Victor e João são motivo de orgulho para a mãe, Fernanda Kopp. “O judô muda a vida das pessoas. Ajudou o Victor na concentração. Ele apresentava dificuldade de aprendizagem e no convívio social. Agradeço muito ao sensei Juliano Campos. Depois foi a vez do João, que também se desenvolveu bastante na prática do judô”, comenta.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade