Em 20 de maio de 2025 transcorrerão os 150 anos desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos em território gaúcho. As levas iniciais de colonos fixaram-se nos chamados Campos dos Bugres, região que hoje compreende Caxias do Sul. E é para marcar a passagem dessa data histórica que o Magazine, suplemento cultural da Gazeta do Sul, começará a publicar neste final de semana uma série especial com conteúdos variados associados a esse povo e a seu país na atualidade.
Quem assinará essa seção é uma artista santa-cruzense, a cantora e compositora Beatrice Dummer, cujo nome artístico é Bea Dummer. Aos 26 anos (completa 27 no próximo dia 25), filha de Vânia Beatriz Schneider e de Jacó Frederico Dummer, que moram em Santa Cruz, ela já empreende carreira internacional desde 2019, quando, num primeiro momento, se mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos. Entre vindas para sua terra natal, passagens por outras regiões do Brasil e idas para a Europa, acabou por visitar a Itália, e ali conheceu o seu companheiro, Niccolò.
LEIA TAMBÉM: Estado inicia comemorações da imigração italiana no Rio Grande do Sul
Publicidade
Radicada em Torino, a partir de lá, sozinha ou na companhia de Niccolò, viaja por diferentes regiões, em contatos que lhe permitem desfrutar de um olhar privilegiado sobre a Itália contemporânea. A partir de sua disposição para a escrita, na série “La Bella Italia” abordará diferentes temáticas associadas ao país, proporcionando aos leitores um recorte cultural e social da terra dos antepassados de muitos dos gaúchos dos dias atuais.
A imigração italiana foi determinante para o desenvolvimento de muitas regiões do Rio Grande do Sul, com destaque para a Serra Gaúcha e a Quarta Colônia. Mas não foi diferente com Santa Cruz, na qual uma comunidade forte está estabelecida.
LEIA TAMBÉM: 150 anos de imigração italiana: tradições influenciaram na formação do Estado
Publicidade
Como Bea menciona em sua primeira coluna, a deste fíndi, muitos dos colonos foram oriundos do Vêneto, da Lombardia, de Trentino-Alto Ádige e de Friuli-Venezia Giulia. Em sua estreia, ainda falará de si, de sua carreira e de seus propósitos.
A série assinada por Bea Dummer vai alternar na página 2 do Magazine com os conteúdos tradicionais da seção “Pelo Mundo”, conduzida pelo santa-cruzense Aidir Parizzi Júnior. Ao longo das semanas, Aidir e agora também Bea descortinarão para os leitores um olhar cultural exclusivo sobre o mundo atual.
O cotidiano no país natal dos antepassados
A cantora e compositora Bea Dummer aproveita a sua estada na Itália para aprender a língua italiana e ampliar seus conhecimentos sobre a cultura daquele país. Ela lembra que Torino, cidade na qual reside, foi a primeira capital do Reino Unificado da Itália e hoje sedia o Museu Nacional do Cinema Italiano, área artística em relação à qual a população demonstra muito orgulho. A cada nova edição da série, ela abordará diferentes nuanças e aspectos da forma de ser e de viver desse povo tão especial.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade