A Gazeta Grupo de Comunicações será homenageada na segunda-feira, 26, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Raul Fritsch (Republicanos) em razão da passagem do aniversário de 79 anos da Gazeta do Sul, no dia 26 de janeiro.
Para o parlamentar, trata-se não apenas de enaltecer a trajetória do jornal, que é hoje um dos que há mais tempo estão em circulação no Rio Grande do Sul. Segundo ele, é também um reconhecimento por tudo o que a Gazeta já fez e continua fazendo pela comunidade regional, desde 1945.
LEIA TAMBÉM: Linha do tempo: a trajetória de 79 anos da Gazeta do Sul
Publicidade
“A história de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo, assim como as grandes iniciativas em torno do desenvolvimento regional, se tornou conhecida graças à Gazeta do Sul e aos demais veículos integrantes desse grande grupo. São registros importantes para toda a comunidade”, disse ele.
Além disso, Fritsch lembra que sua própria caminhada na vida pública também foi registrada pela Gazeta em diferentes ocasiões, uma vez que milita na política desde os 16 anos e já ocupou o cargo de secretário do Meio Ambiente.
A sessão, às 19 horas, vai contar com a presença de profissionais da Gazeta Grupo de Comunicações e convidados. Além das homenagens, o momento será marcado pelo resgate da trajetória do jornal e dos demais veículos integrantes do grupo nesse momento em que a Gazeta reforça suas ações institucionais, tendo em vista a celebração das oito décadas de existência do jornal, a serem celebradas em janeiro de 2025.
Publicidade
LEIA TANBÉM: Gazeta, 79 anos: uma jornada de sucesso
Para o diretor-presidente da Gazeta Grupo de Comunicações, André Luís Jungblut, a homenagem representa reconhecimento a toda a trajetória e ao compromisso da Gazeta do Sul em desenvolver um jornalismo sempre em sintonia com os anseios da comunidade. Ele ressalta o papel de todos os que fazem parte da equipe atual ou já integraram a Gazeta Grupo, seja diretamente no jornalismo ou nas atividades de gestão e de negócios.
“A nossa missão na comunicação é atuar em favor de Santa Cruz do Sul e da região, aliando-nos na busca pelo atendimento de demandas e comemorando suas conquistas, sejam elas individuais ou coletivas”, frisa Jungblut.
Publicidade
Sobre a Gazeta
A história da Gazeta do Sul teve início em 26 de janeiro de 1945, na época Gazeta de Santa Cruz. As primeiras edições eram semanais, mas logo nos primeiros meses, com a grande aceitação da comunidade, foi necessário ampliar a circulação. Em dezembro daquele ano, a Gazeta começou a sair duas vezes por semana. A fundação do jornal, por si, foi marcante. Santa Cruz estava sem um veículo impresso desde 1943, quando o Kolonie (existente desde 1891) deixou de circular.
Um grupo de santa-cruzenses formado por Willy Carlos Froehlich, Leopoldo Morsch, Francisco J. Frantz, Bruno Agnes, Arthur Carlos Kliemann, Rolph Bartholomay, Erny F. Ludwig e Ricardo Scherer se mobilizou para criar um jornal local. Frantz comandou as atividades até 1981, quando faleceu.
LEIA TAMBÉM: Portal Gaz lança serviço de newsletter; saiba como assinar
Publicidade
A trajetória da Gazeta teve importantes marcos. Em 1957, a cobertura passou a ser regionalizada. No ano de 1972, o formato das páginas mudou e o modelo standard foi substituído pelo utilizado até os dias de hoje. Os processos de produção e impressão gradativamente foram sendo aprimorados a partir do uso de novas tecnologias.
Um dos momentos mais significativos se deu em 1988, com a circulação diária e informatização das rotinas a partir da chegada dos primeiros 36 computadores, importados após autorização do governo. Em 1996 tiveram início as edições de segundas-feiras e gradativamente outras melhorias se incorporaram à empresa, que expandiu sua atuação para além do jornal impresso.
Hoje a Gazeta Grupo de Comunicações conta, além da Gazeta do Sul, com cinco emissoras de rádio (três em Santa Cruz, uma em Rio Pardo e outra em Sobradinho), o jornal Gazeta da Serra, a Editora Gazeta, Gráfica Gazeta e Portal Gaz.
Publicidade
Câmara inicia análise de novos projetos
A Câmara de Santa Cruz do Sul realiza sua quarta reunião ordinária de 2024 na segunda-feira, 26. O encontro começará às 16 horas, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi. Antes dessa sessão, a Secretaria de Saúde fará a apresentação do Relatório de Gestão Municipal de Saúde do Quadrimestre Setembro a Dezembro de 2023 e o Relatório Anual de Gestão (RAG 2023), que terá início às 15 horas.
O Professor Cléber (União Brasil) protocolou projeto de lei que denomina sete ruas do Loteamento Portal do Sol. Rodrigo Rabuske (PRD) ingressou com projeto que altera a lei, corrigindo o número de denominação de rua. O Poder Executivo protocolou proposta que altera a lei que dá incentivo às empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços. Também muda a legislação que institui o Programa Vale Feira aos servidores municipais. Também entraram na pauta diversos
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙