Profissionais dos principais jornais diários do Rio Grande do Sul e convidados de Santa Catarina e Paraná estiveram reunidos no último fim de semana em Canela, na Serra, para a realização do 18º Congresso dos Diários do Sul do Brasil. O evento, promovido pela Associação dos Diários do Estado do Rio Grande do Sul (ADI), contou com uma série de palestras e ainda premiou os cases de sucesso que obtiveram as melhores notas no Prêmio ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão 2016. O Portal Gaz arrebatou o segundo lugar com o projeto “WhatsApp como forma de comunicação e geração de receita”.
A premiação tem por objetivo estimular, motivar e destacar as iniciativas inovadoras e empreendedoras, desenvolvidas pela equipe de colaboradores dos jornais, que produzem conteúdo editorial de destacada qualidade e interesse social, buscando a excelência e atingindo a satisfação de seus clientes. O Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, ficou com o primeiro lugar, e o Jornal Diário Popular, de Pelotas, na terceira posição.
Já no Prêmio Excelência em Jornalismo Econômico, que abordou o tema “As indústrias querem gerar empregos, mas os governos não deixam”, foi o Jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires, que obteve o primeiro lugar. A segunda posição ficou com o Jornal O Informativo do Vale, de Lajeado, e a terceira com o Jornal do Povo, de Cachoeira.
Publicidade
O CONGRESSO
Os convidados especiais do congresso foram o colunista e blogueiro do Jornal Estadão e analista internacional da Rádio CBN, Lourival Sant’Anna; o professor na Business School de São Paulo, com passagens por veículos como o Terra, o IG e a BooBox, Fred Pacheco; o especialista em reorganização de redações e integração de meios de comunicação em todo o mundo, Eduardo Tessler; e o doutor em educação e diretor regional do Senac/RS, José Paulo da Rosa.
De acordo com os especialistas, os jornais regionais precisam, cada vez mais, trabalhar com profundidade as notícias da comunidade, com matérias analíticas e bem elaboradas. Além disso, devem ter agilidade na informação local e utilizar conjuntamente as diversas multimídias à disposição, com tecnologia e conteúdo.
Publicidade
A maior e mais importante mudança é a migração do jornal impresso para as mídias digitais, alertam. Para os profissionais, os novos momentos de consumo da informação exigem, também, novos formatos de publicidade, quebrando paradigmas na relação com os anunciantes dos jornais.
O congresso também abordou a necessidade de se implantar um processo de qualidade na gestão dos veículos de comunicação, melhorando o desempenho das empresas e contribuindo para a longevidade dos jornais. “Os veículos de comunicação vivem uma transformação de audiência e é preciso estar atento e ser arrojado para acompanhar este processo, sob pena de sair do mercado”, afirmou o presidente da ADI/RS, Sérgio Luiz Klafke.
Publicidade
PRESENÇAS
O congresso da ADI contou com o prestígio do governador do Estado, José Ivo Sartori, que esteve acompanhado do seu secretário de Comunicação, Cleber Benvegnu. Além deles, também prestigiaram o evento o deputado federal e secretário da Frente Parlamentar de Mídia Regional instalada em Brasília, Jones Martins; o presidente da ADI/RS, Sérgio Luiz Klafke; o presidente da ADI Brasil, Jedaías Pereira Belga; o presidente da Federação Nacional de Jornais e Revistas, André Luís Jungblut; o presidente da ADI Santa Catarina, Âmer Félix Ribeiro; e o presidente do Conselho da ADI/RS e vice-presidente da ADI Brasil, Eládio Dios Vieira da Cunha.
LEIA MAIS: Notícia pelo WhatsApp rende prêmio ao Portal Gaz
Publicidade