Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

Gazeta lança série para iluminar a odisseia da colonização alemã

Professor Jorge Luiz da Cunha, Iuri Fardin e Alencar da Rosa foram a São Leopoldo

Na véspera de mais um Dia do Colono, a ser comemorado na próxima terça-feira, 25, data que remete à chegada dos primeiros colonizadores alemães às margens do Rio dos Sinos, a Gazeta do Sul inaugura na edição deste final de semana uma série permanente dedicada a iluminar fatos e personagens marcantes nessa trajetória social, cultural e econômica. A seção Rumo aos 200 Anos de Imigração Alemã estreia no fim de semana que antecede as comemorações do 25 de julho deste ano, que marcam os 199 anos desde o início da colonização e, desse modo, promovem a contagem regressiva para o bicentenário.

O fato central nessas celebrações é a chegada das primeiras famílias à Real Feitoria do Linho Cânhamo, à margem do Rio dos Sinos, em 1824. Por essa razão, a abertura da série especial não poderia ocorrer de outra forma: nessa terça-feira, 18, o jornalista Iuri Fardin e o fotógrafo Alencar da Rosa, da equipe da Redação Integrada da Gazeta, viajaram a São Leopoldo, a cidade que resultou daquele movimento de imigração. Foram acompanhados do professor Jorge Luiz da Cunha, que, além de ser, ele próprio, com vastos conhecimentos, fonte para a série, também atua como um consultor para a Gazeta.

LEIA TAMBÉM: Reformas em espaços culturais e VolksPark: veja anúncios feitos no Café da Imigração

Publicidade

Em São Leopoldo, eles entrevistaram historiadores e autoridades e visitaram os locais mais diretamente identificados com a colonização germânica. Neste final de semana, na primeira reportagem da série, o destaque fica com um depoimento exclusivo do professor e historiador Martin Norberto Dreher, uma das maiores autoridades nacionais sobre germanidade.

Ao longo de todo o ano, na contagem regressiva para o bicentenário, serão veiculados, na Gazeta do Sul, no Portal Gaz e também na Rádio Gazeta FM 107,9, conteúdos especiais e exclusivos, com dezenas de entrevistas com historiadores e lideranças. A série será emoldurada com as cores da bandeira alemã e um selo especial, criado pelo designer e diagramador Derli Antônio Gonçalves, inspirado no Monumento ao Imigrante de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.