ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Gazeta explica: quadradinhos coloridos nas caixas de leite indicam que ele foi reprocessado?

Foto: Reprodução Facebook

Algumas mensagens circulam pela internet indicando que os quadradinhos coloridos, encontrados no fundo de algumas embalagens cartonadas, como caixinhas de leite, são um sinal de que o produto alcançou o prazo de validade, voltou para a indústria e foi “reprocessado”. Será que é verdade? A Gazeta te explica!

A legislação brasileira não permite o “reprocessamento” de nenhum alimento ou bebida, o que, por sua vez, não é praticado pela indústria alimentícia. Conforme o Parágrafo 8º, do Artigo 255 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), aprovado pelo Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, “É proibida a repasteurização do leite para consumo humano direto”. Isto é, o reprocessamento térmico do leite para consumo é vedado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Após disparada, preço do leite começa a baixar

Publicidade

Mas, então, o que significam as barras e círculos coloridos?

A empresa Tetra Pak é a responsável por produzir as caixinhas de leite. As marcas coloridas, no formato de quadradinhos, são um teste de impressão, feito para que a qualidade dos rótulos seja o mais perfeita possível.

Em um único rolo de papel são impressas várias fileiras de rótulos. O teste de impressão é feito em uma fileira sim, e em outra não. É por isso que nem todas as embalagens possuem as barrinhas quando chegam aos supermercados. Portanto, todo o leite longa vida disponível nos mercados em todo o país, que esteja dentro da data de validade, é seguro para o consumo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Após reclamação de moradores, RGE explica como realiza as podas em árvores

Publicidade

Entenda como funciona o processo de acordo com informações do departamento de Comunicação da Tetra Pak:

  1. Gravação em clichês: a identidade visual do rótulo é transformada em uma espécie de carimbo.
  2. Aplicação em rolos de papel: em um processo chamado flexografia, os rolos de papel passam por até seis impressoras. Em cada uma, é aplicada uma cor diferente e todas as tintas são à base de água, para não agredir o meio ambiente.
  3. Teste de impressão: para chegar exatamente na cor de rótulo desejada, é preciso misturar quantidades diferentes de tintas. A cada vez que o rolo de papel passa por uma impressora, a tinta utilizada ali é registrada em um quadradinho ou pontinho. Assim, os especialistas podem acompanhar a impressão em tempo real. Se houver um erro, é possível saber exatamente em que estação de cor ele ocorreu.
  4. Laminação: depois que o papel é impresso, são acrescentadas as camadas de polietileno e alumínio. Cada camada existe para garantir a proteção aos alimentos e bebidas.
  5. Corte: nesta etapa, cada faixa impressa no rolo de papel é cortada e separada, dando origem a bobinas. Elas são alocadas em paletes e enviadas aos clientes da Tetra Pak.
  6. Envase: as fábricas de alimentos e bebidas recebem as bobinas e as encaixam em modernas máquinas de envase. É somente nesta etapa em que os leites, sucos e muitos outros produtos são colocados nas embalagens. E, finalmente, é possível ver as caixinhas em sua forma final.
Fonte: Tetra Pak

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta