Categories: Geral

Gazeta do Sul terá publicações especiais neste mês de julho

O segundo semestre do ano, período normalmente marcado por comemorações e manifestações culturais no Vale do Rio Pardo, será especial para os leitores da Gazeta do Sul. Embora a agenda de eventos tenha sido alterada em razão da pandemia do novo coronavírus, tradicionais publicações estão confirmadas.

No dia 25 de julho, data que remete à instalação dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul em 1824, a Gazeta chegará aos leitores com o caderno temático do Colono e do Motorista. Neste ano, o suplemento vai destacar, além de aspectos históricos, alguns dos marcos da colonização que resistem ao tempo e seguem presentes no cotidiano das comunidades. O caderno vai revelar, por exemplo, que hábitos cultivados entre famílias são herança dos imigrantes, que passaram a povoar a colônia de Santa Cruz a partir de dezembro de 1849 – portanto há 170 anos. Entre eles estão a gastronomia, a religiosidade, a organização social, a força do trabalho e a busca por uma melhor qualidade de vida.

Foram estes aspectos que, segundo pesquisadores, motivaram a fundação de empresas com origem familiar e que atualmente são reconhecidas internacionalmente. De indústrias do tabaco, carro-chefe da economia regional, a grandes fábricas presentes no Estado, tudo tem, de certa forma, relação com a imigração.

Publicidade

Neste cenário, um dos aspectos que se destacam é a educação, que desde os primeiros tempos motivou e inspirou as famílias. Com poucos recursos, mas atentos à importância de prover seus filhos, os imigrantes, logo que chegaram ao Vale do Rio Pardo, se organizaram para assegurar que os mais jovens aprendessem a ler e a escrever.

E foi neste contexto que, em 27 de julho de 1870, era fundada a Sociedade Escolar Schulgemeinde, que originou a Deutsche Schule (Escola Alemã), hoje o Colégio Mauá. Com uma trajetória tão marcante e representativa em torno do ensino, e responsável pela formação de diferentes gerações, o Colégio Mauá também será tema de um caderno especial na Gazeta do Sul. Para marcar os 150 anos da instituição, o jornal terá uma edição comemorativa que vai mostrar as principais fases do colégio ao longo do tempo, bem como o relato de ex-alunos e professores que ajudaram a formar uma das mais conceituadas e tradicionais instituições de ensino do Rio Grande do Sul.

Tanto o suplemento referente ao Dia do Colono e do Motorista quanto o caderno do Colégio Mauá, que tradicionalmente circulam no mês de julho, já começaram a ser produzidos. “São cadernos altamente reconhecidos e tradicionais no portfólio da Gazeta, que sempre busca entregar aos seus leitores produtos diferenciados e com conteúdo exclusivo. Para os parceiros comerciais, representa uma oportunidade de conquistar visibilidade regional, uma vez que a Gazeta mantém sua circulação diária, mesmo diante da pandemia”, destaca o gerente executivo-comercial da Gazeta do Sul, Lau Ferreira.

Publicidade

Outras produções que são tradicionais no jornal também seguem confirmadas para este e os próximos meses. Entre elas estão o caderno Construção&Decoração. Com reportagens em torno de tendências e lançamentos para a casa e a construção civil, o suplemento circula no fim de julho e é produzido em parceria com alguns dos profissionais mais conceituados das áreas de arquitetura e engenharia civil da região.

O que está por vir

Colono e Motorista

Publicidade

O tradicional suplemento da Gazeta do Sul em homenagem a colonos e motoristas faz um resgate acerca da história da imigração alemã e também mostra aspectos relacionados à atividade dos condutores, que em 25 de julho celebram a data em homenagem ao padroeiro da categoria, São Cristóvão. As reportagens trazem aspectos e peculiaridades destes grupos que, graças ao seu trabalho, contribuem para o desenvolvimento da região.

LEIA MAIS: Paróquias cancelam festas do Dia do Colono e Motorista na região


Mauá 150 anos

Publicidade

Reconhecido como um dos mais conceituados colégios do Rio Grande do Sul, o Mauá comemora em 27 de julho seus 150 anos. A história da instituição, os relatos de alunos e professores, bem como as atividades que estão em andamento serão apresentados no caderno especial da Gazeta do Sul.

LEIA MAIS: “Carreata da Saudade” do Colégio Mauá arrecada mais de uma tonelada de alimentos



Construção & Decoração

Publicidade

Com circulação bimestral, o caderno apresenta tendências e alguns dos principais lançamentos da área. Em parceria com engenheiros e arquitetos, o caderno mostra também projetos cheios de estilo e elegância.

LEIA TAMBÉM: Livro ‘Grandes nomes da arquitetura’ está disponível online

Para participar

Os cadernos especiais da Gazeta do Sul também reservam espaços para parceiros divulgarem seus produtos e serviços. Para saber como participar, entre em contato com o Departamento Comercial da Gazeta pelo telefone 3715 7841 ou e-mail opec@gazetadosul.com.br.

LEIA TAMBÉM: Quem está investindo em Santa Cruz do Sul em meio à crise

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.