Um dos pontos de referência de Santa Cruz do Sul é a Rua Marechal Floriano. O Túnel Verde formado pelas tipuanas faz com que a via seja considerada uma das mais bonitas do Estado. Ela ganha ainda mais destaque em determinados momentos do ano, quando são realizados desfiles, que levam público às margens e dão novas cores para a pista coberta com arcos e adornos.
Nem sempre foi assim. A Gazeta do Sul acompanhou a transformação da área. Isso aconteceu, sobretudo, a partir de 1951, quando passou a ganhar aspecto mais moderno, organizado e limpo. Em uma parceria buscada com o governo do Estado, o prefeito Alfredo Kliemann aproveitou que estava sendo feita a canalização de esgoto e garantiu a pavimentação de novos trechos. Assim, acabaram a poeira e as valetas.
LEIA MAIS: Entre perdas e ganhos, a Gazeta noticiou cada detalhe do novo mapa de Santa Cruz
Publicidade
Uma das contempladas foi a Marechal Floriano, entre a Capitão Fernando Tatsch e a Galvão Costa. As obras foram concluídas em 1951 e receberam muitos elogios, ao mesmo tempo em que houve críticas pelos transtornos no dia a dia.
Os bons momentos, no entanto, superam as adversidades. E quem vive situações especiais é o produtor artístico Sergio Ávila. Faz um relato sobre a experiência de levar cor, animação e emoção à Rua Marechal Floriano: “Nossa mais linda avenida que cruza a cidade nos encanta do início ao fim! Em 2015, quando cheguei nesta cidade linda, fiquei impressionado com a tão falada Marechal Floriano, imponente pelos arcos decorados na ocasião da Oktoberfest, passei inúmeras vezes para entender o que realmente me encantava, as árvores, os arcos com tecidos coloridos, o clima festivo, a arquitetura das construções, o comércio frenético, os bares, as praças iluminadas ou seus canteiros floridos. Enfim, não se tem uma resposta! O certo que é que a Marechal Floriano é única, dona de uma história construída há anos e anos, uma lenda!“, frisa.
LEIA MAIS: Há 78 anos você Conta Comigo; confira o caderno especial de aniversário da Gazeta do Sul
Publicidade
“Hoje, na mais plena forma, exuberante por suas sete quadras e passeios floridos com lounges aconchegantes para conforto de seus visitantes, arcos e iluminação especial ao seu longo caminho que traduz um pouco o que a cidade representa a sua comunidade“, salienta. “Poderosa por ser a passarela de diversos gêneros de desfiles, recebendo milhares de pessoas, como Oktoberfest, Christkindfest, Enart, Procissão das Criaturas, manifestações populares, entre outros, tornou-se forte atrativo turístico“, acrescenta.
“Prometido para o próximo Carnaval, a Marechal Floriano entrará para o hall das foliãs. A batucada dos sambas-enredos das cinco entidades carnavalescas da cidade dará a cadência mais ousada sob os arcos emoldurando a beleza e o brilho da folia de Momo. Pierrôs, Arlequins e Colombinas se tornarão personagens mais apaixonantes e somarão mais uma página deste cartão-postal que leva o nome de Santa Cruz do Sul aos quatro cantos do mundo“, cita.
LEIA TAMBÉM: Moradora de Vera Cruz ganha prêmio da Gazeta
Publicidade
“Quem passa pela rua encantada da cidade com certeza sai com algo a mais em sua lembrança e no coração o cartão-postal da cidade. Obrigado, Marechal Floriano, por inúmeros momentos ao longo destes oito anos que pude contribuir nos desfiles temáticos em que por aí transitamos.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade