Centro-Serra

Gazeta da Serra: 40 anos ao lado da comunidade

A Gazeta da Serra, veículo integrante da Gazeta Grupo de Comunicações, completa nesta quinta-feira, 4, 40 anos. No entanto, a trajetória iniciou-se antes com o Paladino Serrano e, por um curto período, o periódico também chamou-se Jornal da Serra. De lá para cá, muitos fatos conquistaram visibilidade na Gazeta da Serra. Outros tantos acontecimentos e datas marcantes ganharam páginas de reportagens especiais. 

O veículo foi integrado à história da Gazeta Grupo de Comunicações, de Santa Cruz do Sul, em 4 de abril de 1984. A partir de então, são quatro décadas registrando a história de Sobradinho e região do Centro-Serra. Inicialmente, as fotos eram em preto e branco. Ao longo do tempo, as páginas ganharam cor e o visual se transformou. 

LEIA TAMBÉM: 18ª Festa Estadual do Feijão segue até domingo em Sobradinho

Publicidade

Para o editor e gerente do jornal, Laerson Rigon, que já soma 32 anos de casa, o jornal foi por muitos anos referência em fotografia impressa, já que a presença das redes sociais era quase inexistente. Ele começou na Gazeta como entregador de jornais, sendo integrado posteriormente à redação.

A Gazeta da Serra marcou época e continua fazendo a diferença na vida das pessoas registrando os fatos locais. “O jornal é um dos principais canais de informação e visibilidade da comunidade. A Gazeta é o jornal oficial de todos os municípios integrantes da Associação dos Municípios do Centro-Serra”, destaca Rigon.

Conforme ele, o interior da região serrana ainda carece de acesso à internet, por isso o veículo impresso chega para fazer a diferença na vida dos assinantes. “O nosso jornal chega de ônibus ou pelos entregadores nos municípios de abrangência.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Fejão abre programação na noite desta terça; veja detalhes

Atualmente, a Gazeta da Serra e a Rádio Gazeta 98,1 FM contam com 25 profissionais, entre os seguintes setores: entrega, redação integrada, circulação, financeiro e comercial. “Desde 2011, quando assumi como gerente, os dois veículos, rádio e jornal, passaram a trabalhar em conjunto, algo que vem dando certo até hoje”, observa Rigon.

Uma trajetória marcada pelas parcerias e reconhecimento

Foi durante a gestão do atual diretor-presidente da Gazeta Grupo de Comunicações, André Luís Jungblut, especialmente entre 1980 e 1990, que a empresa viveu um dos períodos de maior expansão, ampliando o alcance para além de Santa Cruz do Sul. A partir de 1984, a Gazeta Grupo de Comunicações deu início a um processo de regionalização, começando pela aquisição do tradicional jornal sediado em Sobradinho, que se tornou a Gazeta da Serra.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ritmo intenso marca os preparativos para a 18ª Festa Estadual do Feijão

Conforme Jungblut, a transição para a Gazeta foi bem recebida pela população e assinantes do jornal da Serra. Na época, o grupo identificou o potencial da região e efetivou o negócio com Hélio Scherer, antigo proprietário. Cinco anos depois, em mais um momento marcante, foi fundada a Rádio Gazeta 98,1 FM. Ao fazer uma análise dessas quatro décadas e da atuação junto à região, o diretor ressalta que o compromisso sempre foi ajudar a comunidade e lutar pelas suas necessidades. “Esperamos ter atingido esse objetivo.”

Quanto ao que se projeta no futuro para a Gazeta Grupo de Comunicações, Jungblut salienta que novos planos, análises e estudos estão em andamento com o objetivo de apresentar novidades que conectam ainda mais a Gazeta com o público. “Nesses 40 anos só temos a agradecer a comunidade pela acolhida, oportunidades e parcerias que se consolidaram”, reforça.

Publicidade

André Luís Jungblut: jornal é identificado com a região

LEIA TAMBÉM: Segundo poço artesiano construído pela Corsan vai fortalecer abastecimento em Lagoão

História

A primeira edição do jornal Gazeta da Serra, em 4 de abril de 1984, teve como destaque na capa a inauguração de uma ponte sobre o Arroio do Salso, em Linha Passa Sete, com a participação de autoridades, marcando o início da construção da RSC-481. A obra trouxe expectativa em torno do desenvolvimento regional.

A estreia do jornal marcou uma nova etapa no processo de expansão da Gazeta Grupo de Comunicações e representou um avanço para os moradores do Centro-Serra. Com sede em Sobradinho e sucursal em Arroio do Tigre, a Gazeta da Serra sucedeu ao Paladino Serrano e ao Jornal da Serra, e se tornou um dos mais conceituados veículos de comunicação da microrregião Centro-Serra.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mobilização busca manutenção da 5ª Companhia da Brigada Militar com sede em Sobradinho

Atualmente com circulação às sextas-feiras, o semanário apresenta, além da cobertura jornalística, reportagens especiais e destaca fatos históricos e cadernos com conteúdo diferenciado. Com espaços que, ao lado do noticiário, incluem coluna social, cruzadas e assuntos de variedades, o periódico hoje é uma importante referência para os moradores. Estes com frequência procuram o veículo para compartilhar suas histórias ou sugerir assuntos às equipes responsáveis pela produção do conteúdo na redação integrada da Gazeta da Serra e da Rádio Gazeta 98,1 FM.

No decorrer dessas quatro décadas, o veículo passou por diversas evoluções. Quando surgiu, na década de 80, a Gazeta da Serra pertencia a uma época totalmente diferente da atual. As reportagens eram todas digitadas em máquinas de escrever, um processo que exigia atenção redobrada dos jornalistas, e também um pouco de paciência. Depois, o material era fotolizado e montado página por página. 

LEIA TAMBÉM: Rotary e Gazeta lançam a 28ª edição do Jantar dos Destaques

A informatização da redação ocorreu em meados dos anos 90. A partir dos anos 2000, a Gazeta da Serra começou, aos poucos, a adotar páginas coloridas. Os primeiros registros são de 2002. Naquele ano, um suplemento especial de 75 anos de emancipação de Sobradinho circulou 100% em cores. No ano seguinte, foi a vez da capa e contracapa do jornal serem impressas em cores. 

Com sede em Sobradinho, na Praça 3 de Dezembro, e uma sucursal em Arroio do Tigre, o jornal impresso circula nos nove municípios da região Centro-Serra. O atual diretor-executivo da Gazeta da Serra é Flávio Luiz Esteves Falleiro, enquanto o editor e gerente do jornal é Laerson Rigon.

Laerson Rigon é editor e gerente da Gazeta da Serra | Foto: Gazeta da Serra

LEIA TAMBÉM: Ponte da Integração vai ser reconstruída com recursos federais

Palavra do leitor

Ari Luiz Colombelli, 72 anos, possui uma longa relação com o jornal Gazeta da Serra. É leitor desde a época em que o jornal se chamava Paladino Serrano. Ele lembra que fez sua assinatura quando trabalhava de garçom em uma churrascaria de Sobradinho.

“Um dos vendedores de assinatura era irmão de um dos fundadores do jornal. Desde então, sigo como assinante”, diz o advogado. Um dos motivos que faz Colombelli manter seu vínculo com o jornal é a qualidade e a importância da Gazeta para a região. “É um dos meios de comunicação mais importantes, por isso não paro de assinar.” Em seus arquivos, Colombelli guarda com carinho uma das primeiras edições do Paladino, de 9 de dezembro de 1975. “Ter o jornal é uma tradição e pretendo mantê-lo dentro da família.”

Colombelli é assinante desde o Paladino | Foto: Gazeta da Serra

Evento de comemoração

Para marcar a passagem dos 40 anos da Gazeta da Serra, nesta sexta-feira, 5, vai ser realizado um coquetel no Parque da Fejão, às 18 horas, durante a 18ª Festa Estadual do Feijão. O encontro deve reunir a equipe, leitores e patrocinadores, bem como os visitantes da festa.

Colaboraram Otto Tesche e Nathana Redin

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.