Mesmo que muitas pessoas prefiram histórias mais complexas e cheias de reviravoltas, às vezes uma leitura um pouco mais previsível pode chamar a atenção. São os famosos clichês, que tanto vemos na literatura. Com isso em mente, visitamos a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul e selecionamos seis livros que têm premissas “manjadas”, mas que ainda assim podem ser leituras muito interessantes.
Sinopse: depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana. As coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & Gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos.
Um bom livro de romance, com uma leitura gostosa e fluida, é um prato cheio para fãs do gênero. Um dos principais clichês românticos é contar a história de uma garota, que se muda para outro lugar, e lá conhece pessoas marcantes. Amor & Gelato, da norte-americana Jenna Evans Welch, entrega isso muito bem. Em meio às belas paisagens da Toscana, onde a autora passou parte da vida, a garota conhece Ren e Thomas, com quem acaba vivendo histórias de amor.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: A Feira do Livro de Santa Cruz do Sul vem aí!
Sinopse: Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular, especialmente querido por ser um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve, e eles ficam cada vez mais próximos.
Os quadrinhos, divididos em quatro livros, inspiraram uma série da Netflix, lançada em 2022. A obra conquistou a comunidade LGBTQIA+, com um romance entre os garotos Charlie Spring e Nick Nelson. O clichê do romance adolescente, entre o “popular” e o “nerd”, foi explorado com um toque único da autora Alice Oseman, e traz uma nova cara a uma premissa tão explorada. De bônus, o fato dos livros sem em formato de história em quadrinhos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Santa Cruz do Sul já vive a 34ª Feira do Livro
Sinopse: Eles vieram do espaço. Eles vieram de Marte. Com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como escravos. Nenhuma tecnologia terrestre parece ser capaz de conter a expansão do terror pelo planeta. É o começo da guerra mais importante da história. Como a humanidade poderá resistir à investida de um potencial bélico tão superior?
Publicado em 1898, A Guerra dos Mundos virou um clássico de ficção científica. Histórias de invasões alienígenas à Terra se tornaram muito populares, ao ponto de se tornar um clichê, por isso a inclusão da obra de H. G. Wells na lista. O livro mostra a destruição da humanidade pelos marcianos, de forma empolgante, encantando leitores mesmo 125 anos após seu lançamento. A obra também chegou aos cinemas, em 1953 e 2005 – este último sob a direção de Steven Spielberg e com Tom Cruise no papel principal.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Feira do Livro convoca família para a leitura
Sinopse: Um beijo dura um instante. Mas mil beijos podem durar uma vida inteira. Um garoto. Uma garota. Um vínculo que é definido num momento e se prolonga por uma década. Um vínculo que nem o tempo nem a distância podem romper. Um vínculo que vai durar para sempre.
Ao menos era o que eles imaginavam. Quando, aos 17 anos, Rune Kristiansen retorna da Noruega para o lugar onde passou a infância, a cidade americana de Blossom Grove, na Geórgia, ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy Litchfield, a garota que era sua cara-metade e que tinha prometido esperar fielmente por seu retorno. E ele quer descobrir por que, nos dois anos em que esteve fora, ela o deletou de sua vida sem dar nenhuma explicação.
Publicidade
Entre os gêneros literários, provavelmente romance é o rei dos clichês. Mil Beijos de Garoto fala sobre o reencontro de Rune e Poppy, que cresceram juntos, mas se afastaram após o rapaz se mudar para a Noruega. A obra fala sobre um amor intenso, porém fofo, entre os dois jovens, com uma narrativa que se estende por vários anos. Contudo, o final é impactante, e chama a atenção dos leitores.
LEIA TAMBÉM: Primeira semana da Feira do Livro de Santa Cruz vai contar com diversas atrações multiculturais
Sinopse: Leda, uma professora universitária de meia-idade, aliviada depois de as filhas já crescidas se mudarem para o Canadá com o pai, decide tirar férias no litoral sul da Itália. Logo nos primeiros dias na praia, ela volta toda a sua atenção para uma ruidosa família de napolitanos, em especial para Nina, a jovem mãe de uma menininha chamada Elena que sempre está acompanhada de sua boneca. Cercada pelos parentes autoritários e imersa nos cuidados com a filha, Nina parece perfeitamente à vontade no papel de mãe e faz Leda se lembrar de si mesma quando jovem e cheia de expectativas. A aproximação das duas, no entanto, desencadeia em Leda uma enxurrada de lembranças da própria vida ― e de segredos que ela nunca conseguiu revelar a ninguém.
Publicidade
Conflito entre gerações também é um dos clichês mais explorados da literatura. Apesar disso, A Filha Perdida se volta para um aspecto talvez não muito explorado nos livros modernos: a maternidade. A obra também se apoia em outro dos clichês mais comuns – a viagem para outro país onde se conhece pessoas, mas com uma perspectiva mais madura do que os livros de romance. É um debate sincero e que traz importantes reflexões sobre o feminismo e a forma como diferentes gerações lidam com o papel de mãe.
LEIA TAMBÉM: Evento Convergência Literária proporcionou aproximação entre autores
Sinopse: Edward e Alphonse Elric são jovens alquimistas que estão em busca da lendária Pedra Filosofal para recuperarem os seus corpos. Ouvindo rumores sobre ela, os irmãos Elric vão para uma cidade profundamente devota ao seu Deus e àquele que divulga sua fé, o Pai Cornello. Este religioso tem praticado atos milagrosos que mais se parecem com transmutações alquímicas, e investigando a origem de tais milagres eles conhecem Rose, uma garota que busca na religião a esperança de rever seu amado.
Para os fãs de mangás e cultura japonesa em geral, Fullmetal Alchemist, que também recebeu adaptação para anime, é um prato cheio. Apesar de temas como religião e política serem clichês da literatura em geral, a obra inova ao colocar a alquimia como algo central na história. O universo da série é inspirando na época da Revolução Industrial na Europa, e dá uma cara nova ao universo geek. Já foram lançados 27 volumes do mangá.
Ao longo desta semana, o Portal Gaz visita a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul para conferir os principais destaques e traz indicações das mais diversas. Acompanhe também conteúdos relacionados no Instagram (@portalgaz)!
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.