O Natal deve trazer boas notícias para o comércio varejista no Rio Grande do Sul. A pesquisa de Final de Ano 2024, realizada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), aponta aumento no ticket médio, na quantidade de presentes e um forte indicador de que as compras serão realizadas nos estabelecimentos locais. Foram selecionados cinco municípios de destaque nas macrorregiões gaúchas: Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria. Eles representam a tendência do consumidor para o período, que é considerado o melhor para o setor. O perfil do comprador é variado, mas com predominância, entre os entrevistados, da classe média: 56,9%.
O levantamento aponta ticket médio, que é o valor que deve ser investido por cada cliente, de R$ 700,11. Os homens admitem prever gasto maior, superando os R$ 1 mil em 18,7% das situações. As mulheres projetam utilizar menos recursos, fazendo com que a média por cada presente some R$ 173,07. Em relação ao último ano, 61,3% dos entrevistados pensam em aplicar o mesmo valor ou em ampliar.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro
Publicidade
Além disso, uma peculiaridade nos resultados da pesquisa mostra que não há fidelização da clientela. Isso é um indicativo para se reforçar as estratégias de divulgação dos estabelecimentos. Apenas 5% dos entrevistados dizem que farão compras nos mesmos locais do último Natal. A maior parte afirmou que não sabe, exatamente, onde irá comprar: 48,2%. Já 46,8% declararam que não farão compras nos mesmos estabelecimentos.
Esses mesmos consumidores têm dois critérios definidos como principais para a aquisição dos presentes. O mais importante é o preço dos produtos, seguido pela qualidade no atendimento. Os pagamentos, em sua maior parte, devem ser feitos com a utilização de papel moeda e o sistema eletrônico Pix. Por fim, a pesquisa da Fecomércio traz um dado que corrobora o fato de que será privilegiado o comércio local, dando destaque para os estabelecimentos físicos das regiões centrais. Mais de 60% dos entrevistados disseram que farão suas compras na última semana antes da festa ou até na véspera.
Compras locais são destaque
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, observa que a pesquisa da Fecomércio não mostra Santa Cruz do Sul, mas o perfil dos municípios analisados está de acordo com a realidade local. Ele entende que o levantamento poderá ser uma referência do que se espera com a data também na região.
Publicidade
“Nos chama atenção a preferência do consumidor em comprar em lojas físicas, o que é apontado no levantamento com índice superior a 70%. Esse desempenho mostra que a experiência com o produto, que muitas vezes inicia no meio digital, está levando o consumidor às lojas, pois a possibilidade de retirada imediata da compra, associado ao bom atendimento na hora da venda, direcionam a preferência para o meio mais tradicional do varejo”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Luzes de Natal aumentam a conta de energia? Veja como poupar na hora de decorar a casa
Spode ressalta que esse comportamento é observado pela entidade, que há tempos trabalha com seus associados a necessidade de venda híbrida, que usa ferramentas digitais para busca de informações e aplicação do item, levando o consumidor para o atendimento presencial.
Publicidade
Quanto à projeção de ticket médio por presente, fixado em R$ 173,07, o presidente do Sindilojas entende que essa é uma estimativa otimista, pois o ticket médio para outras datas concentra-se em um valor menor. “No entanto, é possível entender que o Natal é a principal data do varejo, para a grande maioria dos segmentos, situação que pode sim elevar os valores investidos em produtos por parte do consumidor”, frisa.
Acrescenta o fato de que houve venda antecipada durante a campanha promocional Black Friday, além da antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, após os eventos climáticos de maio.
Opção prática
No domingo, 8 de novembro, o marketplace Achouu Aqui foi lançado pela Gazeta Grupo de Comunicações, em parceria com a Rowsky Solutions e Agência Nakao. Trata-se de um aplicativo com funcionamento nos sistemas Android e IOS, que funciona como um shopping 24 horas para lojas do Vale do Rio Pardo e Região Centro-Serra.
Publicidade
Utilizando essa opção, os consumidores podem fazer as compras nos últimos dias antes do Natal, e receber ou mesmo pegar nos estabelecimentos em tempo, sem a tensão da espera pela entrega. No Portal Gaz podem ser vistas promoções e a forma prática de utilizar o Achouu Aqui. Empresas que ainda não aderiram podem buscar a equipe comercial para fazer parte.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade