Categories: Geral

Gaúcho é encontrado morto em peregrinação na Espanha

Agentes da Guarda Civil de Izco, em Pamplona, encontraram nessa segunda-feira, 6, o corpo do gaúcho Fernando Luiz Righi de Oliveira, de 68 anos. Ele estava desaparecido desde sábado, 5, quando realizava o Caminho de Santiago de Compostela. Membros do Grupo de Guia Canino da Polícia Foral, a Brigada de Proteção Ambiental e a Delegacia de Polícia de Sangüesa participaram da busca do peregrino junto com o Instituto Armado.

Segundo Fernando Luiz Righi de Oliveira Júnior, de 43 anos, o pai estava realizando o Caminho de Santiago de Compostela pela terceira vez e nesta última teve um mal súbito. 

Ele contou que durante o percurso o pai sempre mantinha contato com a família. O último dia foi na sexta-feira,3. Júnior disse que no sábado a família começou a se preocupar e sentir falta da comunicação com o pai. “Meu pai nunca teve problemas de saúde. Ele gostava muito de viajar. Ele planejava passo a passo da viagem. Estava aposentado e gostava de ficar com os netos, de ir para casa da praia e planejar as viagens”, disse Júnior.

Publicidade

O filho informou que, por causa dos trâmites burocráticos, a mãe a irmã decidiram cremar o corpo do brasileiro em Pamplona, na Espanha, e levar a cinzas para Porto Alegre, onde Fernando Luiz Righi de Oliveira morava com os familiares.

Morte pode estar relacionada à onda de calor

As autoridades confirmaram até o momento nove vítimas da onda de calor na Espanha, que fez os termômetros atingirem temperaturas superiores a 40 graus nos últimos dias, segundo o jornal local Público. Em 31 de julho, um homem de 48 anos foi socorrido no povoado de Torreaguera, em Múrcia, mas não resistiu à insolação e morreu no dia seguinte. Na última quinta-feira, as altas temperaturas vitimaram outro homem, dessa vez em Logrosán, na comunidade autônoma da Extremadura.

Publicidade

No dia 3 de agosto, foram as vezes de um alemão de 40 anos que fazia o Caminho de Santiago na altura de Cañaveral e de um espanhol em Múrcia que tinha sido internado no dia anterior. Além desses, outro homem morreu em Barcelona, o que elevou o número de mortes da região da Catalunha para três. Mais mortes foram registradas devido ao calor nos dias 4 e 5 de agosto, ambas da região de Extremadura.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.