Categories: Regional

Gauchismo Líquido

A pesquisadora e compositora Clarissa Ferreira escolheu um dia emblemático para lançar o livro Gauchismo líquido (Editora Coragem). No dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, em uma apresentação on-line, disponível no canal dela no YouTube, que contou com textos e canções inéditas – parte do álbum LaVaca, ainda em desenvolvimento e também com produção de Clarissa –, a artista propôs uma reflexão contemporânea sobre a cultura do Rio Grande do Sul.

Enart vem aí

Agora que se findou mais uma Semana Farroupilha, já dá para começar a pensar em Enart. O MTG confirmou o festival para os dias 13, 14 e 15 de novembro, em Santa Cruz. Antes disso, o CTG Lanceiros de Santa Cruz (Rua Farroupilha, 578) vai promover um evento para matar a saudade. O Musical do Rancho da Saudade vai apresentar o espetáculo Músicas do Enart que Merecem um Prêmio. Sucesso em diversas cidades do Estado, a apresentação promete lotar a sede da entidade.

Chico Luiz premiado

O compositor santa-cruzense Chico Luiz foi premiado, no último dia 12, com o terceiro lugar do 18º Sinuelo da Canção Nativa, de São Sepé, com a música Na tropeada da vida. A obra foi produzida em parceria com Carlos Roberto Hahn e o sobrinho Francisco Antônio Luiz. A interpretação foi de Leonardo Charrua. A apresentação está no YouTube (bit.ly/3hURnWm).

Publicidade

Dicas culturais

  • Buenas ideias
  • O canal do historiador Eduardo Bueno conta com muitos vídeos interessantes e divertidos, como A origem dos gaúchos e O Brasil e os farrapos. Há outros temas sobre a história brasileira. Confira em bit.ly/3tYC57G.
  • Somos Anita
  • O grupo Alma Gaudéria lançou um clipe com a música Somos Anita, para homenagear Anita Garibaldi. A letra é de Fernando Espindola e a melodia de Alexandre Brunetto. Vale conferir o álbum Salve as Anitas, das Gurias Gaúchas.

Lanceirinhos negros

Durante a Semana Farroupilha, o Instituto Afro-Sul/Omodode promoveu atividades nas quais 40 crianças de 4 a 12 anos conheceram os diferentes aspectos da história dos guerreiros negros, que foram mortos na Revolução Farroupilha. A ideia é expandir o projeto e obter recursos para oferecer inscrições para participação no próximo ano. Por meio da educação antirracista, o projeto quer dar visibilidade para uma versão da história que, muitas vezes, passa batida nas escolas e na história do conflito. A iniciativa teve parceria de quilombos urbanos.

Matriz da cultura negra no gauchismo

A obra A matriz da cultura negra no gauchismo foi lançada na última segunda-feira. A coletânea de artigos, assinados por estudiosos, pesquisadores e artistas que investigaram a participação do negro na construção da identidade regional gaúcha, foi organizada pela declamadora Liliana Cardoso, patrona dos festejos farroupilhas.

FOTO DA SEMANA

Amor ao cavalo

Publicidade

A diretora da escola Gaspar Bartholomay, Ana Maria Belinaso Hilgert, registrou a visita de Luiza Caroline Lopes, de 18 anos. Alguns alunos nunca haviam visto ou tocado um cavalo. Alguns chegaram a montar. Ela compete desde os 11 anos e ganhou diversos prêmios. Luiza auxilia os pais Charles e Ângela no treinamento de cavalos e dá aulas de equitação.

LEIA MAIS: Amor pela cultura gaúcha passa de geração em geração

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.