A pesquisadora e compositora Clarissa Ferreira escolheu um dia emblemático para lançar o livro Gauchismo líquido (Editora Coragem). No dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, em uma apresentação on-line, disponível no canal dela no YouTube, que contou com textos e canções inéditas – parte do álbum LaVaca, ainda em desenvolvimento e também com produção de Clarissa –, a artista propôs uma reflexão contemporânea sobre a cultura do Rio Grande do Sul.
Agora que se findou mais uma Semana Farroupilha, já dá para começar a pensar em Enart. O MTG confirmou o festival para os dias 13, 14 e 15 de novembro, em Santa Cruz. Antes disso, o CTG Lanceiros de Santa Cruz (Rua Farroupilha, 578) vai promover um evento para matar a saudade. O Musical do Rancho da Saudade vai apresentar o espetáculo Músicas do Enart que Merecem um Prêmio. Sucesso em diversas cidades do Estado, a apresentação promete lotar a sede da entidade.
O compositor santa-cruzense Chico Luiz foi premiado, no último dia 12, com o terceiro lugar do 18º Sinuelo da Canção Nativa, de São Sepé, com a música Na tropeada da vida. A obra foi produzida em parceria com Carlos Roberto Hahn e o sobrinho Francisco Antônio Luiz. A interpretação foi de Leonardo Charrua. A apresentação está no YouTube (bit.ly/3hURnWm).
Publicidade
Durante a Semana Farroupilha, o Instituto Afro-Sul/Omodode promoveu atividades nas quais 40 crianças de 4 a 12 anos conheceram os diferentes aspectos da história dos guerreiros negros, que foram mortos na Revolução Farroupilha. A ideia é expandir o projeto e obter recursos para oferecer inscrições para participação no próximo ano. Por meio da educação antirracista, o projeto quer dar visibilidade para uma versão da história que, muitas vezes, passa batida nas escolas e na história do conflito. A iniciativa teve parceria de quilombos urbanos.
A obra A matriz da cultura negra no gauchismo foi lançada na última segunda-feira. A coletânea de artigos, assinados por estudiosos, pesquisadores e artistas que investigaram a participação do negro na construção da identidade regional gaúcha, foi organizada pela declamadora Liliana Cardoso, patrona dos festejos farroupilhas.
Amor ao cavalo
Publicidade
A diretora da escola Gaspar Bartholomay, Ana Maria Belinaso Hilgert, registrou a visita de Luiza Caroline Lopes, de 18 anos. Alguns alunos nunca haviam visto ou tocado um cavalo. Alguns chegaram a montar. Ela compete desde os 11 anos e ganhou diversos prêmios. Luiza auxilia os pais Charles e Ângela no treinamento de cavalos e dá aulas de equitação.
LEIA MAIS: Amor pela cultura gaúcha passa de geração em geração
Publicidade
This website uses cookies.