Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SOBRADINHO

Gasema realiza ação de conscientização ao combate do mosquito Aedes Aegypti

Foto: Victor Paranhos

Na manhã de terça-feira, 31 de maio, o Grupo Ambiental da EMEF Seomar Mainardi de Sobradinho (Gasema)realizou uma ação de conscientização quanto ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zica e Chikungunya. Os alunos participantes do grupo estiveram distribuindo amostras do repelente produzido por eles, bem como a receita do mesmo. A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente, comemorada de 31 de maio a 5 de junho.

Repelente caseiro de Citronela

Conforme a professora responsável pelo grupo Gasema, Marileia Ferraz Ceretta, a ação buscou, além de incentivar as pessoas quanto a conscientização e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, também divulgar o trabalho realizado e os produtos produzidos pelos alunos do grupo. “Estamos fazendo uma ação mostrando um pouco do nosso trabalho, e distribuindo receitas do repelente que a gente fabricou. Também amostras deste repelente. Além de incentivar as pessoas a se conscientizarem ao combate do mosquito causador da Dengue”, destaca a professora.

Marileia salienta que a ideia do repelente surgiu através de observações feitas no pátio da escola, onde existe uma planta chamada Citronela. “Há 5 anos, quando entrei na escola, a então diretora me procurou e disse que essa planta existia ali. Mencionou que poderia ser desenvolvida alguma coisa sobre ela. A partir disto construí um grupo ambiental. Através desse grupo começamos a pesquisar sobre a Citronela. Na medida em que pesquisávamos, fomos conhecendo que ela é eficaz para o problema que estava sendo apresentado, que era o mosquito da Dengue. Desenvolvemos pesquisas e conseguimos ver que poderíamos desenvolver produtos com esta planta. Aí fomos criando produtos a base de Citronela”, pontua Marileia.

Publicidade

O projeto Gasema é a abreviatura de Grupo Ambiental Seomar Mainardi. O grupo trabalha com questões ambientais, com foco principal no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Com 5 anos de existência, hoje é composto por 20 alunos do 5° ao 9° ano, sendo coordenados pela professora Marileia Ferraz Ceretta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.